Home Variedade União Europeia convoca big techs e influenciadores para combater fake news

União Europeia convoca big techs e influenciadores para combater fake news

by Fesouza
4 minutes read

A União Europeia apresentou uma nova estratégia para enfrentar ameaças híbridas e a disseminação de notícias falsas, buscando apoio direto das big techs e de influenciadores digitais. O plano, chamado European Democracy Shield, foi anunciado pela Comissão Europeia nesta quarta-feira e tem como foco proteger a integridade democrática do bloco, especialmente diante de possíveis interferências estrangeiras em eleições nacionais. As informações são da Reuters.

Big techs sob nova pressão da União Europeia

Empresas como Google, Microsoft, Meta, TikTok e X (de Elon Musk) já operam sob as exigências do Digital Services Act (DSA), legislação em vigor desde 2022 que obriga plataformas a combater conteúdos ilegais e prejudiciais. Agora, com a nova iniciativa, a expectativa é que essas companhias avancem ainda mais, colaborando em tempo real com autoridades em casos de crise e desinformação em larga escala.

big techs
Com a nova iniciativa, a expectativa é que as big techs colaborem em tempo real com as autoridades (Imagem: gguy/Shutterstock)

O plano prevê a criação de um protocolo de incidentes e crises do DSA, que permitirá uma resposta coordenada entre os Estados-membros e as empresas tecnológicas. Além disso, plataformas que assinaram o Código de Conduta sobre Desinformação — entre elas Google, Microsoft, Meta e TikTok — poderão ser chamadas a intensificar seus esforços na detecção e rotulagem de conteúdos manipulados ou gerados por inteligência artificial.

De acordo com o comissário europeu de Justiça, Michael McGrath, a nova estrutura busca “conectar as ferramentas e os atores da Europa” para garantir que todos trabalhem de forma conjunta na defesa dos valores democráticos.

Influenciadores também entram na estratégia

Além das big techs, a Comissão Europeia reconheceu o papel dos influenciadores digitais na disseminação de informações políticas. Por isso, pretende criar uma rede voluntária de influenciadores que atuará na conscientização sobre as regras da União Europeia e na promoção de práticas de comunicação responsáveis nas redes sociais.

O Centro Europeu para Resiliência Democrática, recém-criado, será responsável por coordenar os recursos e o conhecimento técnico entre os países do bloco, além de promover a troca de informações sobre ameaças digitais e campanhas de desinformação.

Pessoas consumindo conteúdo de influencers nas redes sociais
União Europeia quer contratar influenciadores digitais para ajudar na disseminação de informações políticas (Rawpixel.com/Shutterstock)

Entre as principais medidas destacadas pela Comissão estão:

  • Maior transparência na identificação de conteúdo manipulado;
  • Cooperação entre governos e empresas de tecnologia em tempo real;
  • Envolvimento direto de influenciadores na defesa da integridade democrática.

Com o European Democracy Shield, a União Europeia reforça a pressão sobre as big techs e busca integrar diversos setores da sociedade digital na luta contra as fake news e interferências externas.

Leia mais:

O post União Europeia convoca big techs e influenciadores para combater fake news apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment