União Europeia recua na proibição de carros a combustão em 2035

A Comissão Europeia deve propor uma revisão das regras que proíbem a venda de novos carros com motor a combustão a partir de 2035, abrindo espaço para combustíveis sintéticos e outras tecnologias de baixa emissão.

A sinalização foi feita pelo comissário europeu de Transportes, Apostolos Tzitzikostas, em entrevista ao jornal econômico Handelsblatt.

Segundo ele, o bloco estará “aberto a todas as tecnologias” na revisão dos limites de CO₂ para frotas de veículos.

Comissão Europeia discute flexibilizar regra que eliminaria novos motores a gasolina e diesel após 2035 – Imagem: Dusan_Cvetanovic/Pixabay

Debate sobre competitividade

  • A mudança de postura surge em meio a um intenso debate sobre a competitividade da indústria automobilística europeia.
  • Na semana passada, após fechar um acordo de coligação na Alemanha, o chanceler Friedrich Merz enviou uma carta à Comissão pedindo ajustes na proibição, defendendo regras “flexíveis e realistas” que mantenham as metas climáticas, mas sem frear inovação.
  • Entre as sugestões estão contabilizar emissões evitadas com materiais sustentáveis, como aço verde, e permitir novos registros de híbridos após 2035.
  • A carta foi recebida “muito positivamente” em Bruxelas, afirmou Tzitzikostas.

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União Europeia avalia espaço para motores a combustão “limpos” após 2035 (Imagem: khunkornStudio/Shutterstock)

Flexibilização pode permitir combustão limpa após 2035

Segundo o Handelsblatt, membros da Comissão confirmaram que a revisão poderá autorizar novos veículos a combustão após 2035, desde que movidos exclusivamente por combustíveis sintéticos ou biocombustíveis avançados.

A expectativa, diz o comissário, é garantir uma transição “economicamente viável e socialmente justa” rumo à neutralidade climática.

A revisão deve integrar um novo “pacote automotivo”, que incluirá regras de emissões e mecanismos de apoio para veículos elétricos em frotas corporativas. O lançamento, previsto para 10 de dezembro, deve ser adiado por algumas semanas.

ONGs do setor reagiram negativamente, alegando que flexibilizar a proibição pode atrasar a eletrificação e gerar incertezas para empregos na indústria automotiva.

Países membros pedem ajustes para acomodar tecnologias consideradas neutras em carbono – Imagem: Christophe Licoppe/Shutterstock

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