A United Airlines estreou, nesta terça-feira (14), o fornecimento de internet Wi-Fi da Starlink para seus passageiros. É a primeira vez que um voo de linha principal conta com o serviço. O primeiro voo a contar com a novidade foi o 2940, que saiu de Newark, Nova York (EUA), com destino a Houston (EUA). O acesso é possível tanto em dispositivos pessoais quanto nas telas de entretenimento a bordo.
Mais de 170 passageiros a bordo do Boeing 737-800 puderam usar a internet de alta velocidade e baixa latência semelhante à disponível em casa, segundo a United, permitindo assistir TV ao vivo, utilizar serviços de streaming, realizar compras, jogar online e muito mais.
Ainda nesta terça-feira (14), a aeronave equipada com Starlink realizou dois outros voos: o 365, de Houston (EUA) para Fort Lauderdale (EUA), e o 445, de Fort Lauderdale para Houston, encerrando o dia novamente em Houston.
Planos da United para a Starlink
- A United pretende instalar o Starlink em até 15 aviões do modelo 737-800 por mês;
- Atualmente, mais da metade da frota regional da companhia já conta com a tecnologia, e a expectativa é de que outro tipo de aeronave receba a certificação para operar com Starlink até o final do ano;
- Cada 737-800 receberá duas antenas Starlink, totalizando cerca de 2.940 antenas instaladas na frota — número que coincide com o do primeiro voo comercial do serviço.
Leia mais:
- Saiba tudo sobre o projeto Starlink
- Starlink: como contratar a internet via satélite de Elon Musk no Brasil?
- Starlink, de Musk, é investigada por suposta ligação com fraudes
Vou poder utilizar se eu viajar com a companhia?
O Wi-Fi via Starlink será gratuito para membros do programa MileagePlus da United. Os clientes serão avisados antes do embarque caso o voo esteja equipado com a nova tecnologia.
“Estamos comprometidos em elevar o padrão quando se trata da experiência a bordo e, com a Starlink, estamos mudando a forma como as pessoas voam”, afirmou David Kinzelman, diretor de Experiência do Cliente da United. “Seja assistindo a um jogo ao vivo, acompanhando uma premiação ou trabalhando, os clientes da United não perderão nenhum momento estando a bordo de um voo equipado com Starlink.”
O primeiro voo regional da United equipado com Starlink ocorreu em maio de 2025. Desde então, mais de 50% da frota regional passou a contar com o sistema. Segundo a empresa, as avaliações dos passageiros têm sido “notáveis”: 90% elogiaram a velocidade, a estabilidade e a facilidade de uso da conexão.
A ampliação do Starlink faz parte dos planos da United de instalar mais de 300 mil telas de encosto em seus aviões, ao mesmo tempo em que recebe novas aeronaves e adapta modelos antigos. A empresa investiu bilhões de dólares nos últimos anos para aprimorar a experiência do cliente.
O movimento também vai ao encontro do que a empresa gerida pela SpaceX e de propriedade de Elon Musk busca: expansão para todo o planeta. No Brasil, por exemplo, já há movimentações para que isso ocorra, além de que há planos para instalação de vários outros satélites Starlink em órbita baixa.
Musk corre contra o tempo, pois a Amazon, de Jeff Bezos, também está muito perto de iniciar seu próprio negócio de internet sem fio via satélite. O projeto é chamado de Kuiper e é ambicioso, prometendo derrubar a Starlink de seu pedestal atual.
O post United Airlines incorpora internet da Starlink a seus voos apareceu primeiro em Olhar Digital.