A Samsung realiza nesta quarta-feira (9) o evento Unpacked, no qual anuncia seus principais lançamentos. Um dos grandes destaques foi o anúncio do Galaxy Z Fold 7, da nova geração de celulares dobráveis e o mais fino e leve da marca até agora.
O aparelho tem apenas 4,2 milímetros, mas vem com tela maior e o novo sistema operacional da empresa, o One UI 8. Isso sem contar os recursos de inteligência artificial, através do Galaxy AI.

Galaxy Z Fold 7 é superfino, mas com tela maior
O aparelho faz parte da nova linha de dobráveis da Samsung, que também conta com o Z Flip 7 e Z Flip 7 FE.
O destaque do Galaxy Z Fold 7 é sua espessura ultrafina, com 8,9 milímetros quando dobrado e 4,2 milímetros quando desdobrado. Isso o torna apenas 0,2 milímetro mais grosso que o Magic V5 da Honor (que, atualmente, é o dobrável mais fino do mundo) – e o mais fino da Samsung.
Ele também é mais leve que seu antecessor e do que o Galaxy S25 Ultra, pesando 215 gramas (o mais leve da marca). No entanto, a tela é maior, com 6,5 polegadas na tela de cobertura (11% maior que a versão anterior) e 8 polegadas na tela principal.
Outro destaque é a câmera. Ou melhor, as três câmeras, que variam entre 10 MP (para a câmera de selfie, frontal e telefoto) e 200 MP (para a grande angular), com recursos de IA para melhorar a edição de fotos e vídeos (falaremos mais sobre isso adiante).
Na parte de memória e armazenamento, são três opções:
- 16 GB de memória com 1 TB de armazenamento interno;
- 12 GB de memória com 512 GB de armazenamento interno;
- 12 GB de memória com 256 GB de armazenamento interno;
De acordo com a Samsung, a disponibilidade de cada versão depende do mercado.
Já a bateria é de 4.400 mAh, a mesma que a versão anterior do mesmo modelo.

Galaxy Z Fold 7: desempenho e experiência premium
Segundo a Samsung, o Galaxy Z Fold 7 une “desempenho e experiência premium de um smartphone ultrafino, ao mesmo tempo em que desbloqueia novos níveis de eficiência e produtividade com uma tela maior e mais imersiva quando desdobrado”.
O modelo vem com o sistema operacional One UI 8, que integra inteligência artificial do Galaxy AI desenvolvida especialmente para um celular dobrável. De acordo com TM Roh, Presidente e Chefe Interino da Divisão Device eXperience (DX) da Samsung Electronics, isso cria uma experiência “potente, imersiva, inteligente e portátil, tudo em um”.
Veja outros detalhes do Galaxy Z Fold 7:
- O aparelho vem com tela externa com Corning® Gorilla® Glass Ceramic 2, com vitrocerâmica com cristais que garantem durabilidade e protege a tela de rachaduras – mesmo em um modelo ultrafino;
- Advanced Armor Aluminum na estrutura e nas dobradiças, que aumentam a resistência em 10%;
- O chip é o Snapdragon 8 Elite para Galaxy, com aumento de desempenho de 41% na NPU, 38% na CPU e 26% na GPU 10 em comparação com a geração anterior. Isso permite que o modelo processe as experiências de IA sem prejudicar o desempenho;
- Câmera melhorada com IA, incluindo detecção inteligente de movimento no modo vídeo noturno, HDR de 10 bits para mais profundidades de cores, e processamento mais nítido;
- O Galaxy Z Fold 7 ainda vem com recursos de IA para edição de fotos, como o Photo Assist (que move, apaga ou amplia objetos, e preenche fundos), o Portrait Studio (que refina fotos e remove ruídos), o Suggest Erases (que remove itens indesejados das fotos) e o Audio Eraser (que apaga ruídos de fundo em vídeos);
- O modelo conta com sistema operacional One UI 8 com Android 16, que inclui Gemini Live, Circle to Search e Galaxy AI otimizado para telas grandes.

Quando o smartphone da Samsung estará disponível?
O Galaxy Z Fold 7 já está disponível para pré-encomenda. A disponibilidade geral acontece no dia 25 de julho.
Ele vem nas cores sombra azul, sombra prateada, preto-azeviche e menta (esta última estará disponível apenas no site da Samsung). A disponibilidade também varia de acordo com o mercado.
O post Unpacked: Samsung anuncia Galaxy Z Fold 7, seu celular mais fino e leve até agora apareceu primeiro em Olhar Digital.