Urano inicia “movimento retrógrado” no domingo – o que significa isso?

Neste domingo (1), Urano começa um processo pelo qual seu trânsito normal para o leste através do céu noturno é interrompido, mudando a trajetória para oeste. Evento que é popularmente conhecido como movimento retrógrado.

Para a astronomia, a designação mais adequada, no entanto, é “laço” retrógrado. Isso porque, durante o curso percorrido, o planeta parece formar um laço no céu.

Leia também:

Conheça 8 curiosidades sobre Urano – o planeta que gira de lado

Chuvas de diamantes podem ser mais comuns do que se pensava

Quais são os planetas gasosos do Sistema Solar?

Composto de imagens espaçadas com cerca de 5 a 9 dias de diferença captadas em 2018, do fim de abril (inferior direito) até 5 de novembro (canto superior esquerdo), traça o movimento retrógrado de Marte, mostrando o “laço” que os planetas formam durante o movimento retrógrado. Imagem: NASA APOD/Tunc Tezel (TWAN)

De acordo com o guia de orientação astronômica In-The-Sky.org, a inversão de direção do gigante de gelo começará às 12h47 (pelo horário de Brasília). Ele, então, retoma o sentido habitual em 30 de janeiro de 2025.

Movimento retrógrado de Urano e demais planetas é apenas ilusório

O colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), explica que o movimento retrógrado dos planetas é apenas ilusório, sendo causado pelo curso da Terra em torno do Sol.

À medida que ela circunda o astro, nossa perspectiva muda. Isso faz com que as posições aparentes dos objetos celestes se alterem de um lado para o outro no céu, o que se sobrepõe ao movimento de longo prazo do planeta em direção ao leste através das constelações.

A animação abaixo ilustra isso, com a flecha mostrando a linha de visão da Terra para um planeta. Já o diagrama à direita mostra o aparentemente movimento do objeto através do céu pela nossa perspectiva de visão.

Animação ilustra o conceito de “ciclo retrógrado” dos planetas. Crédito: In-The-Sky.org

“Por estar em uma órbita mais interna e, consequentemente, mais rápida, a Terra ultrapassa Urano a cada 370 dias, aproximadamente. E quando isso acontece, ele parece estar caminhando no sentido contrário no céu por um certo período”, descreve Zurita, explicando que quanto mais longe do Sol, mais tempo o planeta passa em movimento retrógrado.

O post Urano inicia “movimento retrógrado” no domingo – o que significa isso? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Casos de sarampo disparam e geram alerta internacional

Artemis 2: Ainda temos muito a descobrir sobre a Lua, diz astrofotógrafo 

Resultado da Lotofácil de hoje: veja números e ganhadores do concurso 3592 (terça, 20/01)