Usando IA, Google pode revolucionar previsões meteorológicas

Precisa checar a previsão do tempo? A fonte mais confiável pode estar sendo lançada em um futuro próximo pelo Google.

O GenCast é uma ferramenta de previsão do tempo inovadora desenvolvida pela Google DeepMind, que utiliza inteligência artificial para gerar previsões meteorológicas de 15 dias com altíssima precisão em apenas minutos. A pesquisa por trás do GenCast foi publicada na revista Nature.

Treinada com quatro décadas de dados históricos do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), o sistema superou as previsões desse serviço, considerado o mais preciso do mundo, alcançando 97,2% de precisão em previsões de 15 dias e 99,8% em previsões de 36 horas.

As previsões do GenCast são mais rápidas

  • A principal inovação do GenCast está na sua capacidade de gerar múltiplas previsões baseadas nas tendências climáticas atuais e, em seguida, agregá-las para fornecer uma previsão final.
  • Esse processo ocorre em tempo recorde, com o sistema gerando uma previsão de 15 dias em apenas oito minutos, utilizando um processador TPU v5 da Google.
  • Isso representa uma grande melhoria em relação aos supercomputadores, que levam horas para realizar o mesmo cálculo.
Tecnologia meteorológica da Google DeepMind deve ajudar na segurança e no uso de energias renováveis (Imagem: Photo For Everything / Shutterstock.com)

Leia também:

Além de ajudar a melhorar a precisão das previsões diárias, o GenCast também tem o potencial de salvar vidas, antecipando eventos climáticos extremos com dias de antecedência, o que é especialmente relevante em um cenário de aumento de desastres climáticos devido ao aquecimento global.

A ferramenta também pode ser aplicada na otimização de energias renováveis, como na previsão de padrões de vento para a localização ideal de parques eólicos.

Embora ainda não esteja disponível como aplicativo, o Google está compartilhando os dados coletados, incentivando pesquisadores e meteorologistas a utilizar a tecnologia.

Prevendo eventos climáticos extremos com dias de antecedência, o GenCast poderia ajudar a salvar vidas – Imagem: Sanggart – Shutterstock

O post Usando IA, Google pode revolucionar previsões meteorológicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Cantora britânica descobre álbum feito por IA em seu nome

EUA não estão preparados para novos desastres ambientais, alertam servidores

Celular com ar-condicionado? Veja como vai funcionar essa novidade da Realme