Usina nuclear faz água do mar ficar quente em praia no Rio de Janeiro

Recentemente viralizou nas redes sociais um vídeo mostrando a famosa Praia do Laboratório, localizada perto do complexo nuclear de Angra dos Reis. A proximidade com a usina faz com que a água seja quente durante o ano inteiro no local; mas será que o mar dali é seguro?

De acordo com a empresa que administra a usina, a Eletronuclear, o aquecimento é causado por conta da grande captação de água feita pela central para o vapor resultante do aquecimento do reator.

A água usada nesse processo vem do mar e não é contaminada com resíduos nucleares. Segundo a administradora, o processo de resfriamento ocorre em um circuito separado, o que faz com que a água não tenha contato com o material radioativo.

Ao lado da Usina Nuclear, em Angra dos Reis, existe uma praia que tem águas quentes o ano todo

A Praia do Laboratório fica encostada numa Usina Nuclear, mas nem por isso oferece perigo! A água quente deve-se ao resfriamento das águas dos reatores de Angra I e II pic.twitter.com/gz2dbrVcZr

— Queria Viajar (@QueriaViajar) April 18, 2023

Como funciona o sistema da usina nuclear?

Basicamente, o reator esquenta e esquenta a água em um gerador de vapor. Esse vapor move uma turbina que gera energia. A água é usada para resfriar o vapor, mas não tem contato diretamente com a central nuclear, já que apenas o calor do reator é aproveitado no processo, sem nenhum dejeto nuclear.

Leia mais:

Como a energia de fusão nuclear pode mudar o mundo?Fusão nuclear: cientistas dos EUA anunciam sucesso em produção de energia limpaReator nuclear caseiro colocou mais de 40 mil em risco; entenda os perigos

Uma reportagem do G1 mostra que nadar no mar da região traz uma sensação próxima do que é causado por águas termais. Além disso, a praia sempre recebe banhistas e não foram encontrados indícios de contaminação.

A água é lançada cerca de três a cinco graus acima da temperatura de entrada. No entanto, o programa de mapeamento hidrotérmico realiza medições quinzenais da temperatura da água do mar nas áreas de captação e de lançamento para verificar a dispersão térmica e avaliar uma possível influência sobre as populações marinhas. O programa constatou que o impacto térmico permanece concentrado a uma profundidade de até meio metro, o que faz com que esse calor seja rapidamente disperso para a atmosfera, livrando as comunidades bióticas que vivem abaixo dessa profundidade dos efeitos do aumento de temperatura

Eletronuclear, em nota

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Usina nuclear faz água do mar ficar quente em praia no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

5 jogos grátis em alta da Play Store para jogar no Android esta semana (15/09)

Cupom Alura | 40% off – Setembro 2025

macOS Tahoe 26 chega com busca Spotlight avançada e integração com iPhone