Vacina contra rubéola será retomada no Brasil após caso suspeito na Bolívia

O Ministério da Saúde determinou o retorno da dose zero da vacina tríplice viral (vacina que abrange caxumba, sarampo e rubéola) em quatro estados brasileiros. A decisão vem após um caso suspeito de rubéola na cidade de Trindad, na Bolívia, país vizinho que coloca a região fronteiriça em risco. 

Em nota técnica, enviada às Secretarias Estaduais de Saúde de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia, a pasta orientou que o imunizante seja aplicado em crianças de seis a 11 meses. O Ministério teme a reintrodução do vírus no Brasil. 

Teste de rubéola (ilustrativo). Imagem: shutterstock/Babul Hosen

Em nota, a SES de Mato Grosso do Sul comunicou a retomada: 

“O Ministério da Saúde comunicou ao Estado de Mato Grosso do Sul quanto a situação da rubéola, e rumor de caso da doença no município de Trinidad na Bolívia. Assim, para evitar a reintrodução do vírus da rubéola no país, e visando proteger a população, o Ministério da Saúde autorizou a Secretaria de Estado de Saúde a informa aos municípios a retomada da dose zero da vacina tríplice viral para crianças de seis a 11 meses de idade. A SES/MS esclarece que o Ministério da Saúde informará oportunamente quando a dose zero deverá ser interrompida nos estados que fazem fronteira com a Bolívia.” 

De acordo com informações do G1, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) explicou que a vacina contra a rubéola (tríplice viral) é aplicada normalmente em crianças de 12 meses. A chamada dose zero funciona com uma dose extra antes da aplicação “oficial”. 

As crianças que receberem a dose ainda terão a vacina usual aplicada, ou seja, a dose extra é emergencial e não será contabilizada na vacinação de rotina – elas tomarão a dose zero e a dose um. 

Leia mais! 

Ameba comedora de cérebro pode ter causado morte de criança; entenda o que é a bactériaBactéria que causa gengivite pode aumentar o risco de AlzheimerVida após a morte: tecnologia traz nova esperança para transplantes de órgãos

No Brasil, o último caso endêmico de rubéola ocorreu em 2008. Em 2015 o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a declaração de área livre da circulação do vírus da rubéola. 

Dia D de vacinação em SP ocorre neste sábado (20) 

O governo do estado de São Paulo anunciou que irá começar, no próximo sábado (20), a vacinação contra a Covid-19 de todas as crianças de 3 a 4 anos. Jovens de até 15 anos também poderão atualizar a carteira de vacinação e se imunizar contra outras doenças no chamado Dia D da Multivacinação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vacina contra rubéola será retomada no Brasil após caso suspeito na Bolívia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Atestados médicos terão que ser digitais em 2026?

CNH será emitida via app? Assista o Sem Manual desta sexta (12)

Hardware para presente de Natal: garanta SSD, memória e mais com desconto