Com o crescimento da frota de veículos elétricos no Brasil, muitos proprietários começam a considerar a blindagem como uma forma de aumentar a segurança pessoal. Mas será que blindar um carro elétrico é tão simples quanto blindar um modelo a combustão? A resposta é: não exatamente. Embora as vantagens sejam semelhantes, os desafios técnicos e os custos envolvidos são significativamente maiores.
Isso porque esse tipo de blindagem em específico envolve até mesmo riscos para os profissionais responsáveis por cada etapa do processo, exigindo protocolos rigorosos de segurança.
Além disso, o ambiente onde a blindagem é realizada precisa ser altamente preparado, com infraestrutura adequada para evitar acidentes e preservar a integridade do veículo elétrico. Confira a seguir as vantagens e desvantagens associadas à blindagem de modelos movidos a eletricidade.
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Vale a pena blindar carro elétrico?
Vantagens
Blindar um carro elétrico oferece os mesmos benefícios que a blindagem convencional:
- Proteção balística: garante segurança contra armas de fogo, especialmente em grandes centros urbanos.
- Valorização patrimonial: veículos blindados tendem a manter valor de mercado em segmentos de luxo.
- Sensação de segurança: a blindagem proporciona mais tranquilidade ao dirigir em áreas de risco.
Além disso, como os carros elétricos costumam ser silenciosos e discretos, a blindagem pode complementar essa característica, tornando o veículo ainda mais seguro sem chamar atenção.
Desvantagens e desafios específicos
Apesar dos benefícios, blindar um carro elétrico exige cuidados extras e apresenta desvantagens importantes:
1. Riscos técnicos e de segurança
A blindagem de veículos elétricos envolve lidar com sistemas de alta voltagem – em alguns casos, até 900 volts. Segundo o engenheiro Nelson Fernando da Silva em entrevista ao Auto Esporte, é necessário desenergizar completamente o carro antes de iniciar o processo, o que exige profissionais altamente capacitados e equipamentos específicos. Qualquer erro pode representar risco de choque elétrico ou até incêndio.
2. Tempo prolongado na blindadora
Enquanto a blindagem de um carro convencional leva cerca de 30 dias, um elétrico pode permanecer até 50 dias na oficina. Isso se deve à complexidade dos sistemas eletrônicos, à necessidade de testes rigorosos e à adaptação dos materiais para não comprometer a autonomia do veículo.
3. Custo elevado
Blindar um carro elétrico custa mais caro. Os valores partem de R$ 80 mil e podem ultrapassar R$ 140 mil, dependendo do modelo e do nível de proteção escolhido. Isso porque o processo exige o uso de materiais leves como polietileno de alta performance (que substitui o aço para preservar a autonomia), o que por sua vez, encarece o processo.
4. Infraestrutura especializada
Oficinas que realizam blindagem de elétricos precisam ter pisos com tintas antiestáticas, ferramentas isoladas para até 1.000 volts e sistemas de emergência para lidar com possíveis falhas nas baterias de lítio. Isso limita o número de empresas aptas a realizar o serviço com segurança.
Portanto, diante dessas informações, é preciso ponderar as necessidades para escolher blindar um carro elétrico. No entanto, se a segurança pessoal é prioridade e o investimento não é um problema, blindar um carro elétrico pode ser uma escolha válida.
Contudo, é essencial buscar empresas especializadas, verificar se o modelo é compatível com o processo e entender os impactos na autonomia, manutenção e garantia do veículo.
É mais caro blindar carro elétrico do que veículo a combustão?
A resposta é: sim! Como vimos anteriormente por conta de toda complexidade que envolve a blindagem de um carro elétrico o custo acaba sendo mais alto, se compararmos a blindagem de um carro a combustão ou convencional.
Afinal, como os elétricos têm componentes sensíveis e sistemas de alta voltagem, o processo exige cuidados adicionais que impactam diretamente no custo final. Além disso, nem todas as blindadoras estão preparadas para lidar com esse tipo de tecnologia, o que reduz a oferta e eleva o preço.
Outro fator que contribui para o valor mais alto é o tempo de execução. A blindagem de um carro elétrico pode levar semanas a mais do que a de um modelo convencional, o que representa maior custo operacional para a empresa e, consequentemente, para o cliente.
Em modelos premium, o investimento pode ultrapassar R$ 140 mil, especialmente quando se opta por blindagens mais avançadas ou personalizadas.
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