A Valve anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (12), três novos produtos de hardware que chegarão ao mercado em 2026: o Steam Controller, a Steam Machine e o Steam Frame, um headset de realidade virtual. Todos os dispositivos são otimizados para o ecossistema Steam e prometem expandir as possibilidades de como os jogadores acessam, jogam e descobrem seus títulos favoritos.
Segundo a empresa, a nova linha é uma extensão natural do sucesso do Steam Deck e segue o mesmo princípio: oferecer experiências de jogo versáteis, com foco na integração e na compatibilidade com toda a biblioteca Steam. A Valve reforçou que a intenção é “agregar ainda mais valor para usuários e desenvolvedores”, com novas formas de jogar.
Além disso, o programa “Steam Verified” será ampliado para incluir os novos dispositivos. Jogos que já são aprovados no Steam Deck serão automaticamente compatíveis com a Steam Machine, enquanto o Steam Frame terá um novo kit de desenvolvimento para ajudar estúdios a adaptar seus títulos para realidade virtual e transmissões de alta qualidade.
Steam Controller
O novo Steam Controller chega com foco em conforto, personalização e resposta tátil aprimorada. O controle utiliza alavancas magnéticas com tecnologia TMR (Magnetoresistência Túnel), que prometem maior durabilidade e sensibilidade ao toque. O acessório inclui ainda o “Grip Sense”, que ativa o giroscópio automaticamente ao segurar o controle — ideal para mirar com precisão em jogos de tiro.
Outro destaque é o Steam Controller Puck, um pequeno transmissor sem fio que também funciona como base de carregamento magnética. Com latência ultrabaixa e suporte para até quatro controles por adaptador, o acessório garante uma experiência fluida tanto no PC quanto em outros dispositivos Steam.
Confira as especificações completas:
- Botões A, B, X e Y
- Direcional
- Gatilhos analógicos L e R
- Botões superiores L e R
- Botões Visão e Menu
- Botões Steam e Menu de Acesso Rápido
- Quatro botões traseiros configuráveis
- Duas alavancas magnéticas (TMR) de tamanho padrão sensíveis ao toque
- Quatro motores táteis
- Dois atuadores ressoantes lineares nos trackpads para resposta tátil de alta definição
- Dois atuadores ressoantes lineares de alta potência nas empunhaduras para resposta do jogo de alta definição, incluindo vibração tradicional
- Dois trackpads de 32,5 mm de lado com resposta tátil
- Sensibilidade à pressão para configurar a força do clique
- Giroscópio: Unidade de medição inercial de seis eixos
- Grip Sense: Duas áreas capacitivas na parte traseira das empunhaduras do Steam Controller
- Conectividade via Steam Controller Puck
- Conexão sem fio de 2,4 GHz
- Latência total de cerca de 8 ms, com taxa de verificação de 4 ms (medida a 5 metros de distância)
- Até quatro Steam Controllers por Puck
- Conexão ao computador via USB-C
- Bluetooth – Mínimo: Bluetooth 4.2 – Recomendado: Bluetooth 5.0 ou superior
- Conexão com fio por porta USB-C
- Bateria de íons de lítio com 8,39 Wh de capacidade
- Mais de 35 horas de autonomia
- Autonomia reduzida ao usar o rastreamento com o Steam Frame
- Dimensões do Steam Controller: 111 mm x 159 mm x 57 mm
- Dimensões do Steam Controller Puck: 50 mm x 28 mm x 9 mm
- Peso do Steam Controller: 292 g
- Peso do Steam Controller Puck: 16 g
Você pode conferir mais detalhes do produto na página oficial do Steam Controller.
Steam Machine é um mini PC gamer compacto e poderoso
A Steam Machine marca o retorno da Valve ao conceito de computador compacto para jogos, tentando competir contra consoles. O novo modelo vem com hardware AMD personalizado e promete desempenho semelhante a PCs de mesa, rodando jogos em 4K a 60 quadros por segundo com suporte a FSR.
Segundo a companhia, o novo produto entrega seis vezes mais potência que o portátil Steam Deck. Tudo isso em um corpo de apenas 16 centímetros cúbicos, silencioso e com design minimalista, com a possibilidade de personalização.
Rodando o SteamOS 3, o sistema oferece inicialização rápida, suspensão instantânea e suporte completo à biblioteca do Steam. O dispositivo também conta com uma barra de LEDs personalizável e é compatível com o Steam Controller de forma nativa, sem necessidade do Puck.
Assim como o Steam Deck, o modelo também pode ser utilizado como um PC convencional, trazendo uma interface Linux. Abaixo, confira as especificações completas do produto.
- Processador (CPU) AMD, arquitetura Zen 4, 6 núcleos e 12 threads, semipersonalizado
- Até 4,8 GHz, com potência térmica de 30 W
- Processador gráfico (GPU) AMD, 28 unidades de computação de arquitetura RDNA3, semipersonalizado
- Frequência máxima estável de 2,45 GHz, potência térmica de 110 W
- Memória – 16 GB de RAM DDR5 + 8 GB de VRAM GDDR6
- Energia – Fonte de alimentação interna, alimentação CA bivolt (110 a 240 V)
- Armazenamento em dois modelos: SSD NVMe de 512 GB e SSD NVMe de 2 TB
- Entrada para cartão microSD de alta velocidade
- Conectividade Wi-Fi 6E 2×2 e Bluetooth
- Antena dedicada para conexões Bluetooth 5.3
- Steam Controller – Adaptador sem fio de 2,4 GHz integrado
- DisplayPort 1.4 — até 4K a 240 Hz ou 8K a 60 Hz, com HDR e FreeSync
- HDMI 2.0 — até 4K a 120 Hz, com HDR, FreeSync e CEC
- Duas portas USB-A 3.2 Gen 1 frontais
- Duas portas USB-A 2.0 traseiras
- Uma porta USB-C 3.2 Gen 2 traseira
- Porta Gigabit Ethernet
- Barra com 17 LEDs RGB individualmente endereçáveis
- Tamanho: 156 mm x 152 mm (148 mm sem base) x 162,4 mm
- Peso: 2,6 kg
- Sistema operacional: SteamOS 3 (baseado no Arch Linux)
- Área de trabalho: KDE Plasma
A Valve já disponibilizou uma página oficial da Steam Machine, que traz mais detalhes do produto em português — confira aqui.
Steam Frame é o headset de realidade virtual da Steam
O Steam Frame é o novo headset VR da Valve, projetado para oferecer transmissões estáveis e visuais de alta qualidade. Ele utiliza um sistema de transmissão “foveada” — tecnologia que concentra os detalhes gráficos no ponto exato onde o jogador está olhando, otimizando a largura de banda e a nitidez da imagem.
O dispositivo também vem com um adaptador sem fio de 6 GHz e receptor de banda dupla, garantindo baixa latência durante o uso. O headset possui lentes com resolução de 2.160 x 2.160 pixels por olho, taxas de atualização entre 72 e 144 Hz e quatro câmeras de rastreamento integradas.
Além disso, o áudio é fornecido por alto-falantes estéreo duplos que cancelam vibrações, oferecendo uma experiência imersiva sem interferências.
- Processador Snapdragon 8 Gen 3 de 4 nm com Arquitetura ARM64
- Memória de 16 GB de RAM LPDDR5X unificada
- Armazenamento em duas opções, de 256 GB e 1 TB (UFS)
- Entrada de cartão microSD
- Bateria de íons de lítio com 21,6 Wh
- Porta USB-C 2.0 para carregamento e dados
- Carregamento de 45 W via USB-C
- Inclui alto-falantes integrados e bateria recarregável traseira
- Peso da faixa: 245 g
- Peça principal destacável
- Tela LCD 2.160 x 2.160 px por olho
- Taxa de atualização: 72 a 120 Hz (144 Hz experimental)
- Lentes panqueca sob medida com campo de visão de até 110°
- DIP ajustável de 60 a 70 mm
- Espessura máxima para óculos: 140 mm
- Rastreamento de dentro para fora com câmeras integradas
- 4 câmeras externas monocromáticas
- 2 câmeras internas para rastreamento ocular e transmissão foveada
- Visualização do ambiente em baixa luminosidade com IR
- Porta de expansão frontal acessível
- Interface MIPI (8 trilhas a 2,5 Gb/s) / PCIe 4.0 (1 trilha)
- Conectividade Wi-Fi 7 (2×2) com suporte simultâneo 5 GHz + 6 GHz
- Adaptador Wi-Fi 6E incluso
- Bluetooth 5.3
- Dois alto-falantes por ouvido integrados à faixa
- Microfone duplo
- Tamanho: 175 mm x 95 mm x 110 mm
- Peso total: 440 g (módulo + faixa)
- Módulo principal: 185 g
- Sistema operacional: SteamOS 3 (baseado no Arch Linux)
- Área de trabalho: KDE Plasma
Mais informações sobre o headset podem ser conferidas no site oficial da Valve, que traz uma página dedicada ao Steam Frame.
Compatibilidade e integração total com o ecossistema Steam
Assim como o Steam Deck, os novos dispositivos foram pensados para se integrarem entre si. O Steam Controller pode ser pareado facilmente com a Steam Machine e usado como controle primário para o Steam Frame. O headset, por sua vez, também funciona com o controle em realidade virtual, detectando sua posição via LEDs infravermelhos.
A Valve reforça que todos os dispositivos rodam o SteamOS, permitindo o uso de aplicativos externos, navegadores e até outros sistemas operacionais. O objetivo é oferecer liberdade total aos jogadores, sem amarras de plataforma.
Para os desenvolvedores, a empresa revelou a expansão do programa Verified, que agora incluirá o Steam Frame e a Steam Machine. Jogos que já são compatíveis com o Steam Deck receberão automaticamente o selo de compatibilidade no novo hardware, facilitando o trabalho de adaptação.
No caso do headset, a Valve iniciou a distribuição de kits de desenvolvimento do Steam Frame, disponíveis no painel Steamworks. O estoque será limitado, mas a distribuição ocorrerá de forma contínua para garantir que os estúdios possam testar e otimizar seus títulos para realidade virtual e transmissões.
Disponibilidade e lançamento
Os novos dispositivos — Steam Controller, Steam Machine e Steam Frame — chegarão ao mercado global no início de 2026. As páginas oficiais de cada produto já estão no ar na Steam Store, com mais detalhes técnicos, imagens e opções para adicionar à lista de desejos.
Os preços não foram revelados até agora. Além disso, a Steam não confirmou a disponibilidade dos produtos no Brasil. Porém, se a companhia seguir os seus padrões, os aparelhos só devem chegar por aqui via importação.
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