Nos últimos anos, várias tecnologias vêm sendo implementadas no futebol para reduzir a quantidade de erros de arbitragem nos jogos. Agora, o futebol brasileiro receberá mais uma novidade, que será utilizada no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil a partir de 2026: o VAR semiautomático para detecção de impedimentos.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já realizou uma primeira apresentação do sistema para o grupo de arbitragem. A tecnologia já é utilizada em diversas ligas de futebol ao redor do mundo, como a Premier League, na Inglaterra.
Leia mais:
- Os 5 melhores jogos de esporte para Nintendo Switch
- Campo de futebol do século XVII pode reescrever história do esporte
- Fórmula 1: por que o corpo dos pilotos perde até 4 kg durante as corridas?
O que é e como funciona o VAR semiautomático

(Imagem: Oleksandr Osipov/Shutterstock)
O VAR semiautomático é um sistema que utiliza uma série de câmeras de alta velocidade instaladas ao redor do campo, além de sensores colocados dentro da bola. Dessa maneira, as câmeras realizam a captura da posição de cada jogador e o sensor mostra onde um determinado atleta estava no momento do passe.
Utilizando essas informações, um programa cria uma animação 3D que mostra se o atleta estava ou não à frente do penúltimo jogador adversário. Em seguida, o árbitro de vídeo, que fica em uma cabine específica no estádio, recebe a informação e valida a decisão conforme as regras do futebol.
Com o uso dessa tecnologia, a tendência é que as decisões sobre lances de impedimento sejam tomadas mais rapidamente. Além disso, as chances de erros são reduzidas, pois as medições ocorrem por meio dos sensores, em vez de traçados manuais.

Presidente da CBF comenta avanço tecnológico no futebol brasileiro
Em reunião inaugural do Grupo de Trabalho da Arbitragem, que tem como objetivo a profissionalização da categoria e investimentos em tecnologia, o presidente da CBF, Samir Xaud, falou sobre a modernização do futebol brasileiro.
“Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semiautomático será implementado”, disse.
O post VAR semiautomático: CBF apresenta tecnologia para árbitros apareceu primeiro em Olhar Digital.
