Varíola dos macacos: OMS diz que surto pode acabar se usarem as “estratégias certas”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse, nesta terça-feira (26), que o atual surto de varíola dos macacos pode ser interrompido e controlado se as “estratégias certas nos grupos certos” forem devidamente aplicadas. Segundo informações da Reuters, a declaração foi dada por Rosamund Lewis, líder técnica da agência de saúde, em entrevista a repórteres.

“Neste momento, ainda acreditamos que este surto de varíola dos macacos pode ser interrompido com estratégias certas nos grupos certos, mas o tempo está passando e todos precisamos nos unir para que isso aconteça”, afirmou a especialista. 

Varíola dos macacos: OMS diz que surto pode acabar se usarem as “estratégias certas”. Imagem: Arif biswas/Shutterstock

No último sábado (23), o órgão declarou oficialmente o surto de varíola dos macacos como uma “emergência global de saúde pública”. Ao todo, já são mais de 16,5 mil casos confirmados em mais de 70 países. 

Ainda segundo a Reuters, a classificação tem o objetivo de gerar resposta internacional coordenada e pode colaborar para liberar fundos para o compartilhamento de vacinas e tratamentos. 

Leia mais! 

Empresa lança menor marca-passo do mundo; dispositivo já chegou ao BrasilHepatite: estudo sugere que alta de casos está ligada a vírus infantil comumDor crônica está relacionada a gênero, idade e condições socioeconômicas

Também nesta terça-feira, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, informou durante um evento sobre vigilância em saúde, que ocorreu em Brasília, que o Governo está negociando a compra de vacinas contra a varíola dos macacos. Contudo, o gestor ressaltou que a aplicação será realizada de forma restrita, priorizando casos confirmados e profissionais da saúde. 

O ministro acrescentou que o governo pretende ainda expandir a capacidade de diagnóstico da doença para mais laboratórios.  

De acordo com a Folha de São Paulo, a vacina contra a varíola deixou de ser produzida junto com a erradicação da doença, em 1980. Atualmente, existem duas opções: a Jynneos, da Bavarian Nordic, e a ACAM2000, da Sanofi.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Varíola dos macacos: OMS diz que surto pode acabar se usarem as “estratégias certas” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Resumão State of Play! Saiba tudo que rolou no novo evento da PlayStation

Google Fotos ganha editor de imagens com o modelo de IA Nano Banana

A verdadeira Troia: como a arqueologia encontrou a cidade “perdida” de Homero