Varíola dos macacos: RJ registra primeiro caso em unidade prisional 

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou, na sexta-feira (2), o primeiro caso de varíola dos macacos em uma unidade prisional do Rio de Janeiro. A identidade do paciente e detalhes do quadro não foram divulgados. 

Segundo informações da Agência Brasil, outros seis casos suspeitos foram identificados. Equipes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp) estão vistoriando celas para buscar outros possíveis casos da doença. 

Teste varíola dos macacos. Imagem ilustrativa: Shutterstock/Tatiana Buzmakova

A Seap também acrescentou que os protocolos de vigilância sanitária foram ativados e os servidores da unidade prisional receberam orientações sobre as medidas de prevenção. 

De acordo com atualização do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica do vírus, até quinta-feira (1º), 5.197 casos haviam sido confirmados e 5.320 casos são suspeitos. 

Leia mais! 

Pneumonia fatal na Argentina: cientistas descobrem motivo de surtoSeis fatos sobre herpes zóster, doença que afeta Justin BieberChina aprova primeira vacina nasal contra Covid-19

Brasil e varíola dos macacos 

Recentemente, o Brasil registrou a segunda morte por varíola dos macacos. O óbito ocorreu no Rio de Janeiro e, segundo a Secretaria municipal de Saúde de Campos, a vítima apresentava baixa imunidade e comorbidades, que agravaram o quadro da doença. 

Há poucos dias, os EUA também registraram uma morte relacionada à doença, a primeira no país. Cerca de 90 países onde a varíola dos macacos não é endêmica já relataram mais de 478 mil casos da doença viral. As mortes fora da África, onde o vírus é endêmico, são raras. Países não endêmicos que relataram mortes por varíola incluem Brasil, Cuba, Equador, Índia e Espanha, de acordo com levantamento da Reuters

No final de agosto, o Ministério da Saúde informou que recebeu o primeiro lote de tecovirimat, antiviral aprovado para o tratamento da varíola dos macacos no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também liberou o uso da vacina Jynneos/Imvanex.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Varíola dos macacos: RJ registra primeiro caso em unidade prisional  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quem são os personagens de House of Guinness, nova série da Netflix, na vida real

PS Store tem games de PlayStation 5 e PS4 com até 92% OFF

Aeroportos atacados pelo mundo servem de alerta ao Brasil