Home Variedade Vazamento no Instagram que atingiu 17 milhões de usuários em 2024 volta a circular

Vazamento no Instagram que atingiu 17 milhões de usuários em 2024 volta a circular

by Fesouza
1 minutes read

A empresa de segurança Malwarebytes Labs afirma que o Instagram sofreu um vazamento de dados que atingiu 17,5 milhões de usuários. Além disso, que o leak já estaria rodando entre grupos cibercriminosos. Porém, todas as indicações apontam para um vazamento ocorrido em 2024 e recirculado — o que impacta usuários que não alteraram senhas.

O TecMundo entrou em contato com o Instagram para o posicionamento e ainda não obteve resposta.

instagram.jpg
Tentativa de acesso em conta na redação TecMundo

De acordo com o alerta da Malwarebytes, foram vazadas as seguintes informações pessoais: nomes de usuário, nomes completos, endereços de email, números de telefone, endereços físicos parciais e outros dados de contato.

Nos últimos dias, os relatos de tentativas de acesso não-autorizado em contas de usuários do Instagram aumentaram nas redes sociais. Válido notar que usuários na própria equipe do TecMundo receberam emails com tentativas de acesso fraudulentas.

Os pesquisadores da Malwarebytes acreditam que os dados devem ter surgido de uma API vazada em 2024. Tudo que foi recolhido na época acabou sendo publicado nesta semana em fórum cibercriminoso gratuitamente.

O TecMundo aguarda um posicionamento do Instagram para trazer mais informações sobre o caso. De qualquer modo, é importante que usuários do Instagram tenham segundo fator de autenticação ativos em suas contas — e que troquem as senhas caso tenham mais de um ano.
 

You may also like

Leave a Comment