Membro da Expedição 70 da Estação Espacial Internacional (ISS), Matthew Dominick, astronauta da NASA, publicou um vídeo espectacular no X (antigo Twitter) na segunda-feira (12): um registro em lapso de tempo da formação de auroras sobre o norte do globo terrestre.
Na legenda, ele descreve a cena como “um timelapse da Lua se pondo em fluxos de uma aurora vermelha e verde, seguida do nascer do Sol iluminando a nave Soyuz com um azul claro”. E continua: “A aurora esteve incrível nos últimos dias. Ótimo momento para testar a nova lente que chegou recentemente na Cygnus”.
Leia mais:
Astronauta compartilha foto do espaço que “não pode mais ser tirada”
Astronauta compartilha foto da Superlua vista do espaço
Astronautas no espaço tiram fotos incríveis de auroras na Terra
No dia anterior, o astronauta também havia compartilhado um impressionante registro feito por ele a partir da ISS de outro espetáculo das luzes do norte.
Mesmo astronauta flagrou “duende vermelho” sobre a Terra
Em junho, Dominick foi responsável por outra captura incrível: um “duende vermelho” sobre a Terra. Saiba mais aqui.
Matthew Dominick chegou ao laboratório orbital em março deste ano, como membro da missão Crew-8, da SpaceX, ao lado dos colegas da NASA Michael Barratt e Jeanette Epps, além do russo da Roscosmos Alexander Grebenkin. Eles devem retornar à Terra em setembro, se tudo sair conforme o planejado, finalizando uma missão de seis meses.
A aurora gravada pelo astronauta no início da semana foi provocada pela combinação de quatro ejeções de massa coronal disparadas pelo Sol em direção à Terra – confira os detalhes.
O post Veja a aurora boreal em vídeo gravado por astronauta no espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.