Home Variedade Veja como acompanhar a ‘Lua de Sangue’ no Brasil neste domingo

Veja como acompanhar a ‘Lua de Sangue’ no Brasil neste domingo

by
4 minutes read

Está chegando! Está previsto para este domingo (15) um verdadeiro espetáculo astronômico. Conhecido como Lua de Sangue, o eclipse lunar total poderá ser visto do Brasil. Na verdade, fenômeno será visível em toda a América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia

Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, é quase imperceptível – ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco). 

Leia também!

Planetário do Rio promove evento gratuito para observação do eclipse lunarPlanetário Ibirapuera tem programação especial para observação do eclipse lunarHoras antes do eclipse total da Lua, um asteroide vai passar “próximo” à Terra

A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54. 

Caso o céu esteja limpo, a população brasileira poderá acompanhar todas as fases da Lua sendo encoberta pela sombra do nosso planeta. Ou seja, poderemos ver o satélite natural da Terra escurecendo, ficando vermelha e, em seguida, voltando ao seu brilho natural.  

Confira o cronograma:  

22h32: eclipse penumbral – quando a sombra da Terra começa a tocar a face da Lua  23h27: eclipse parcial – quando a Lua começa a ficar avermelhada  00h29: início do eclipse total – quando a Lua estará bem vermelha  1h11: eclipse máximo – momento em que a Lua estará bem no centro da sombra da Terra  1h53: fim do eclipse total  2h55: fim do eclipse parcial  3h50: fim do eclipse penumbral 

Imagem: Tragoolchitr Jittasaiyapan – Shutterstock

Segundo Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o eclipse será especialmente interessante porque a lua cheia de 15 de maio ocorrerá quando ela estará próxima ao seu perigeu (a posição mais próxima da Terra no mês), o que fará com que ela apareça maior no céu. 

Por essa razão, alguns estão associando o eclipse com o fenômeno conhecido como superlua. “A Lua estará próxima ao perigeu, o que fará ela parecer maior no céu. Mas ela só passa pelo perigeu no dia 17, às 15:24 UTC. O critério usado para determinar uma superlua é a lua cheia e o perigeu ocorrerem com menos de 24 horas de diferença”, explica Zurita. 

Onde assistir a Lua de Sangue?  

Porém, com a extensão do Brasil, não é difícil que algumas regiões estejam cheias de nuvens no céu, impossibilitando assistir o fenômeno ao vivo. Se esse for seu caso, é possível acessar o canal oficial da NASA no YouTube, ou então no canal do Observatório Nacional.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Veja como acompanhar a ‘Lua de Sangue’ no Brasil neste domingo apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment