Veja como usar o ChatGPT de forma eficiente para revisar um texto

Revisar textos pode ser um desafio, ainda mais quando queremos deixar tudo claro, fluido e livre de erros. É aí que o ChatGPT entra como um grande aliado. A ferramenta de inteligência artificial da OpenAI pode ajudar a corrigir gramática, ajustar o tom da escrita e até melhorar a coerência de um texto já pronto, economizando tempo e garantindo um resultado mais profissional.

Como usar o ChatGPT para revisar seu texto e evitar erros comuns

Peça uma revisão completa do texto

O ChatGPT identifica erros gramaticais, repetições e problemas de pontuação, além de sugerir pequenas melhorias na estrutura das frases. Após colar seu texto na barra de pesquisa do chat, você pode usar comandos como “Revise este texto, corrija erros de português e deixe a leitura mais natural, sem mudar o sentido e considerando a língua portuguesa (Brasil).”

Aprenda a como fazer revisão completa do seus textos com o prompts do ChatGPT(Reprodução: M-Production/Shutterstock)

Ajuste o tom da escrita

Se o seu texto precisa parecer mais formal, neutro ou descontraído, basta especificar isso no pedido. Essa opção é ideal para quem escreve posts, e-mails ou conteúdos para redes sociais e quer manter a autenticidade da mensagem.

Vale destacar também que um diferencial é definir para que público você quer comunicar. Essa especificação previne que a IA inclua jargões ou gírias que não façam sentido ao público que irá ter contato com o texto.

Um prompt de comando que poder usado: “Revise este texto e deixe-o mais leve e natural, com um tom de conversa, sem alterar as informações”. Altere o comando conforme o estilo desejado.

Você pode revisar o tom de voz de seus textos com comandos do ChatGPT (Reprodução: frimufilms/Freepik)

Combine a revisão com sugestões de estilo e estrutura

Se você sente que a estrutura do seu texto não está alinhada, o ChatGPT pode melhorar o ritmo da leitura. A IA pode sugerir subtítulos que resumem melhor o texto e até indicar ajustes na ordem dos parágrafos ou na ligação entre as frases.

Use o prompt de comando: “Revise o texto abaixo e sugira melhorias na estrutura. Indique subtítulos que resumam as principais ideias, diga se algum parágrafo deve ser movido de posição e aponte onde frases podem ter conexões mais naturais. Mantenha o estilo de escrita original.”

Leia mais:

Revise se seu tem texto tem coerência

O ChatGPT revisa se o texto apresenta ideias de forma lógica, se argumentos seguem uma sequência compreensível e se há pontos confusos. Pode indicar onde faltam explicações ou exemplos para reforçar o entendimento.

Use o prompt de comando: “Avalie se o texto está claro e coerente, aponte trechos confusos ou que precisem de mais explicação e sugira melhorias para torná-lo mais coerente, sem alterar o estilo de escrita.”

A IA pode te ajudar a revisar se seu texto está coeso (Reprodução: Dall-E/ChatGPT)

Revise os erros de digitação e palavras repetidas

A IA pode auxiliar na revisão de palavras com erros de digitação ou repetidas, sugerindo correções e sinônimos, ajudando você a economizar tempo e evitando que falhas passem despercebidas.

Use o prompt de comando: “Revise o texto e corrija quaisquer erros de digitação, como palavras escritas incorretamente ou caracteres trocados por engano e substitua palavras repetidas por sinônimos adequados, sem alterar o contexto do texto”.

Mesmo com toda a inteligência do ChatGPT, é importante reler o texto final. A ferramenta pode sugerir boas mudanças, mas cabe a você decidir se elas refletem realmente a intenção original da mensagem.

E lembre-se! Quanto mais contexto e detalhes você der, melhores e mais precisas serão as sugestões do ChatGPT. Especifique o público ou tom, defina o objetivo, envie comandos curtos e solicite as alterações separadamente.

Saiba como criar prompts para te ajudar na revisão de textos (Imagem: Teacher Photo / Shutterstock)

O post Veja como usar o ChatGPT de forma eficiente para revisar um texto apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Home office: 51 vagas para trabalho remoto internacional [21/10]

Pane na AWS: quais são as consequências?

De graça e com moradia: faculdade em SP abre inscrições para formar jovens cientistas