Veja: foto detalhada mostra galáxia com milhares de cores

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (18) no periódico Astronomy & Astrophysics conseguiu um feito impressionante: astrônomos registraram uma foto detalhada de uma galáxia pintada com milhares de cores.

Além do registro espetacular, a imagem auxilia no estudo aprofundado desses astros, permitindo descobrir as complexidades dos sistemas galácticos.

Imagem da Galáxia do Escultor registrada pelo MUSE (Crédito da imagem: ESO/E. Congiu et al.)

Astrônomos registraram galáxia colorida em detalhes

O registro foi da Galáxia do Escultor, também conhecida como NGC 253. Ela fica a cerca de 11 milhão de anos-luz de distância da Terra.

A imagem foi capturada graças ao instrumentos Multi Unit Spectroscopic Explorer (MUSE) do Very Large Telescope (VLT), no Chile. Para registrar 65 mil anos-luz dos 900 mil anos-luz totais da galáxia, a equipe precisou de 100 exposições coletadas ao longo de 50 horas de observação do MUSE.

O resultado foi positivo: a fotografia fornece uma visão de toda a Galáxia do Escultor, com suas milhares de cores e detalhes complexos. E ela vai além de só uma foto bonita.

Imagem da Galáxia do Escultor registrada pelo MUSE (Crédito da imagem: ESO/E. Congiu et al.)

Imagem vai ajudar a descobrir segredos da galáxia

Segundo o líder do estudo, Enrico Congiu, da Universidade do Chile, a Galáxia do Escultor está em um ponto ideal: nem tão longe para que não possa ser vista em detalhes, nem tão perto para que não possa ser vista por completo. Essa posição ajudou no registro.

A imagem final é tão detalhada que permite que os astrônomos deem zoom em regiões individuais do sistema galáctico e consigam enxergá-lo como se fosse apenas uma estrela individual. Ou deem ‘zoom out’ para enxergar o sistema como um todo, igualmente sem perder a qualidade.

E isso se provou verdade. Só examinando a imagem, a equipe descobriu 500 novas nebulosas planetárias, conchas de gás e poeira ejetada de estrelas (como o Sol) depois que elas morrem.

De acordo com o site Space.com, isso é bastante extraordinário, porque detecções como essa na Via Láctea e em seus vizinhos mais próximos são raras e difíceis. Para se ter uma noção, um sistema galáctico normalmente permite descobrir apenas cerca de 100 detecções (ou até menos).

Imagem digitalizada da Galáxia do Escultor (Crédito da imagem: ESO/E. Congiu et al.)

Leia mais:

Descobertas podem dar frutos no futuro

  • Adam Leroy, membro da equipe e pesquisador da Universidade Estadual de Ohio, revelou que a imagem da Galáxia do Escultor pode ter consequências positivas no futuro;
  • Por exemplo: as nebulosas planetárias encontradas na foto podem ser usadas por astrônomos para medições de distâncias entre astros no espaço, uma informação que norteia vários estudos;
  • Mas isso não quer dizer que a imagem seja o fim da pesquisa atual. Apesar da foto impressionante, os pesquisadores querem dar um próximo passo e usá-la para explorar como o gás quente flui através da NGC 253, alterando sua composição e ajudando a criar novas estrelas.

O post Veja: foto detalhada mostra galáxia com milhares de cores apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Tremembé tem quantos episódios? Veja duração da série true crime

Netflix avalia comprar Warner Bros Discovery para ter franquias famosas

IA está se tornando mais inteligente e egoísta, aponta estudo