Veja imagens da primeira Superlua de agosto

Nesta terça-feira (1º), teve início a lua cheia de agosto, também chamada de Lua do Esturjão (clique aqui para entender o motivo desse nome e saber as designações que o astro recebe em sua fase completa nos demais meses do ano). Assim que o Sol se pôs, a primeira Superlua de agosto pôde ser vista imensa e brilhante no céu.

Exatamente o que você leu: esta foi somente a primeira Superlua deste mês, que conta com mais um evento do tipo no dia 30. Quando um mês tem duas luas cheias, a segunda recebe o nome de Lua Azul, sendo ou não “super” – no caso, teremos, então, duas Superluas em agosto. Entenda adiante.

O que é uma Superlua?

De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa quase ao mesmo tempo em que faz sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

“Mas, sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”, explica o colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

Imagem: Reprodução/Vox

Segundo Zurita, até existem algumas tentativas de criar uma definição científica, completa e definitiva para o termo, mas é difícil chegar a um consenso, e talvez isso tenha algo a ver com ele vir da astrologia. “Na astronomia, sua utilização é recente e tem se mostrado uma boa forma de popularizar a ciência, mas muita gente ainda ‘torce o nariz’ para o termo, por considerá-lo um nome mercadológico para ‘vender’ a Lua Cheia no perigeu, que, na prática, não tem nada de super, nem representa nenhum fenômeno de interesse científico”.

Talvez por isso a União Astronômica Internacional (IAU) não demonstrou, até hoje, nenhum interesse em normatizar o termo. “Tudo que temos são as definições informais para a Superlua”, disse Zurita.

Pela definição do astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo, pode-se chamar de Superlua quando a lua cheia está perto de (dentro de 90%) sua maior aproximação da Terra em uma determinada órbita (que, neste mês, será de 356.500 km). Assim, como a lua cheia desta terça-feira esteve a cerca de 357 mil km do nosso planeta (de acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org), sim, enquadra-se como uma Superlua.

Zurita explica que, no meio científico, os astrônomos preferem o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a Lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu.

Desta vez, por exemplo, a Lua atingiu o ponto mais próximo da Terra na madrugada desta quarta-feira (2), às 2h52 (pelo horário de Brasília) – pouco mais de 11 horas após iniciar a fase cheia. 

Leia mais:

7 dicas para fotografar a Lua com seu celular“Lua de Morango” sobre o Cristo Redentor viraliza na internet; veja mais fotosVeja belas imagens da Lua Rosa captadas ao redor do mundo

Imagens da Superlua inundam a internet

Para ver a Superlua na noite passada, um observador baseado em São Paulo, por exemplo, só precisava, ao cair da noite, olhar para a direção leste, que é o lado oposto ao pôr-do-sol. A primeira hora após a aparição, que foi por volta das 17h40 (pelo horário de Brasília) seria o momento mais propício para observá-la, pois ela estava maior, podendo apresentar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada), devido à interação com a atmosfera

Conforme foi ficando mais alta no céu, a Lua continuou igualmente ou até mais brilhante, mas já aparecia menor e bem branca. 

Se você não conseguiu ver a Superlua do Esturjão, não se preocupe, pois registros belíssimos de todas as partes do mundo não faltaram nas redes sociais. Confira alguns abaixo:

No Brasil:

Niterói, RJ

Rio de Janeiro, RJ

Paraipaba, CE

Vitória, ES

Balneário Rincão, SC

Superlua na linda cidade de Jataí-GO. Foto: Carlos Henrique. pic.twitter.com/vGseCaDVJy

— Antônio Marcos (@antoniomarcoss) August 2, 2023

Jataí, GO

Em outros países:

‘Sturgeon’ supermoon sweeping behind US Capitol tonight. Wow. pic.twitter.com/H9L5UF6wDr

— Dean Scott (@deantscott) August 2, 2023

EUA

The Sturgeon Supermoon rising behind #NYC
Shot from over 14 miles away in New Jersey on a 600mm lens.
Making the #Supermoon look even more Super. #sturgeon #SturgeonMoon
August 1st 2023 pic.twitter.com/1aJgrHmQxb

— Dan Martland (@DanTVusa) August 2, 2023

EUA

Here’s a timelapse video that shows both the Moonrise and Moonset from yesterday. #SturgeonMoon2023 #Seattle #SpaceNeedle. pic.twitter.com/9ZnBXIsJe9

— Sigma Sreedharan (@sigmas) August 2, 2023

EUA

In pictures: A look at the full Sturgeon Moon seen across #China on Tuesday. #SuperMoon pic.twitter.com/h8zzIMH1KN

— CGTN (@CGTNOfficial) August 2, 2023

China

Súper Luna de agosto 2023 detrás del Cristo del Naranco, Oviedo, Asturias
Súper Moon behind the Christ of Naranco, Oviedo, Asturias, Spain#baquez_photography #yan_lopez_baquez #oviedo #superluna #supermoon #luna #moon #super_luna #super_moon #asturias #spain pic.twitter.com/kIVEcJTfvf

— Baquez Photography (@yanlb) August 1, 2023

Espanha

Luna llena #SuperLuna#LunaLlena
01 de Agosto de 2023
San Javier, Santa Fe, Argentina pic.twitter.com/Yxq6n08SID

— Fernando Nini (@FernandoNini) August 1, 2023

Argentina

Argentina

Chile

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Veja imagens da primeira Superlua de agosto apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

PS6 portátil terá função que dará dor de cabeça ao Switch 2, diz rumor

“Santo Sudário”: relíquia bíblica já era contestada há cerca de 650 anos

WhatsApp ganha assistente de escrita que revisa suas mensagens