Vencedor do Nobel chama a IA de “fraca e perigosa”

Durante a Febraban Tech na última quarta-feira (12), o economista e vencedor do Prêmio Nobel, Paul Romer, fez duras críticas ao uso atual da inteligência artificial (IA) por grandes empresas de tecnologia.

No painel “Inovação, crescimento e o futuro da economia na Era da Inteligência”, Romer alertou sobre promessas exageradas e falta de transparência.

“As empresas vendem a ilusão de que a IA resolve tudo com precisão, o que é falso — e perigoso”, afirmou, citando falhas graves, como o caso de um carro autônomo da Tesla que confundiu luz solar e causou um acidente fatal.

Economista propõe abordagem mais ética, cuidadosa e honesta no desenvolvimento de tecnologias emergentes (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Inovação sem responsabilidade

  • Para Romer, o avanço tecnológico tem superado os princípios de cautela e responsabilidade.
  • Premiado por sua teoria da “economia das ideias”, ele defende o progresso baseado em ciência aberta e rigorosa.
  • “A ciência sempre prezou pela reputação e pelo compartilhamento de conhecimento. Empresas hoje escondem falhas”, disse ele.

Leia mais:

Para Romer, hype da inteligência artificial está à frente dos resultados reais — e pode custar caro (Imagem: dee karen/Shutterstock)

Inteligência artificial? Romer sugere chamarmos por outro nome

Ele também criticou a expressão “inteligência artificial”, sugerindo “aprendizado limitado de máquina” (LML), termo que considera mais realista. Reforçou a importância de testar, revisar e comunicar erros, e condenou a pressa de mercado em lançar produtos inacabados.

Apesar das críticas, Romer vê valor na IA quando usada com responsabilidade. “Erros são inevitáveis, mas não podem ser ignorados. A IA é promissora, mas ainda é fraca. Não devemos confiar cegamente no que nos vendem.”

Paul Romer alega que até mesmo “inteligência artificial” é um nome equivocado para a tecnologia – Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock

O post Vencedor do Nobel chama a IA de “fraca e perigosa” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Como adicionar ou remover objetos em uma foto no Gemini

10 filmes com finais imprevisíveis para assistir na Netflix

Quais os carros de luxo preferidos por artistas e jogadores no Brasil?