De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado brasileiro de veículos eletrificados registrou 21.209 emplacamentos em novembro deste ano. Esse volume mostra que houve uma pequena queda de 0,75% frente a outubro, mas ainda indica um expressivo avanço de 23,7% em comparação a novembro de 2024.
Plug-in é o tipo de veículo que vem impulsionando esse crescimento
Entre os eletrificados comercializados no mês, veículos com recarga por meio de tomada seguem no topo de vendas no setor. Os automóveis 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) concentraram 79,9% do total de eletrificados vendidos, o que corresponde a 16.943 unidades.
Foram vendidas 9.680 unidades de carros híbridos plug-in (PHEV), o que dá 45,7% do total de eletrificados vendidos. A categoria cresceu 2,4% na comparação mensal e 39,8% em relação a novembro de 2024.

Já em relação aos automóveis totalmente elétricos (BEV), a venda foi de 7.263 unidades, o que representa 34,2% do total. Apesar da retração de 9,1% em relação a outubro, os BEV acumulam aumento de 34,1% sobre o ano passado.
Esse comportamento reforça uma clara tendência de preferência por modelos capazes de rodar com energia elétrica, sem abandonar a flexibilidade do motor a combustão para longas distâncias.
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Ônibus elétricos: grande queda em relação a outubro
Foram somente 26 veículos vendidos em novembro, um número 70% menor em relação a outubro. No entanto, em 2025, o número de emplacamentos de ônibus elétricos chegou a 662, o dobro do que foi registrado no mesmo período em 2024.
Mercado dos híbridos “tradicionais” e micro-híbridos
As vendas de veículos híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex) totalizaram 4.266 unidades em novembro, representando 20,1% do mercado de eletrificados. Deste total, 2.357 ficaram com HEV (11,1%) e 1.909 com HEV Flex (9%) — ambas as categorias apresentaram crescimento de 8,8% e 8,5%, respectivamente sobre o mês de outubro.

Por outro lado, os micro-híbridos (MHEV) perderam força em relação ao mês de outubro, pois foram emplacadas apenas 4.906 unidades, uma baixa de 23,1%. Dentro desse universo, 3.339 veículos eram MHEV 12V e 1.567, MHEV 48V.
Evolução geográfica: eletrificação avança além do Sudeste
A distribuição regional revela crescimento da eletromobilidade fora do eixo tradicional. Apesar de o Sudeste ainda liderar com 44,2% das vendas (9.382 unidades), as regiões Norte e Nordeste vêm ganhando espaço — principalmente em vendas de veículos 100% elétricos.
Em números absolutos, a divisão regional ficou assim: Sul teve 19% com 4.033 unidades vendidas, Centro-Oeste fez 17,1% com a comercialização de 3.618 automóveis, Nordeste chegou a 16,4% por conta de 3.417 vendas e o Norte alcançou os 3,7% devido à negociação de 777 carros.
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