Os carros híbridos plug-in continuam aumentando sua participação no mercado global. Apesar de uma desaceleração na Europa, foram mais de 1,3 milhões de unidades de novos veículos do tipo vendidas em todo o planeta no mês de maio de 2024.
Mercados da China e do Brasil aquecidos
Com o resultado, a participação global dos plug-ins passou de 16% (maio de 2023) para 20% num período de um ano. E a previsão é que estes números aumentem ainda mais.
Os emplacamentos de carros totalmente elétricos representaram cerca de 66% de todos os registros de veículos plug-in (mais de 860 mil unidades). A taxa de crescimento em relação ao ano passado foi de 17%.
No entanto, o grande destaque fica para a comercialização de carros híbridos plug-in. Foram 450 mil vendas em maio deste ano, o que significa um aumento de 37% em relação ao mesmo período de 2023.
Os números indicam, ainda, que o mercado chinês representa mais de 60% das vendas totais de carros elétricos plug-in, tendo um crescimento de 33% em um ano. Por outro lado, as vendas na Europa caíram 10%.
Aqui no Brasil, as vendas mais que triplicaram, acompanhando uma tendência registrada também em países como México, Chile e Malásia. As informações são do InsideEVs.
Leia mais
Volvo vai cobrar para carregar carros elétricos de outras marcas
Vendas de eletrificados disparam no Brasil
Por que há quem aceite pagar mais por um carro elétrico?
O que são carros híbridos plug-in?
Carros híbridos plug-in, também conhecidos como PHEVs (do inglês Plug-in Hybrid Electric Vehicles), são veículos que combinam um motor de combustão interna tradicional a um motor elétrico. A principal característica que os distingue dos híbridos convencionais é a capacidade de serem carregados diretamente na rede elétrica, além de recarregarem suas baterias através do motor a combustão e da recuperação de energia durante a frenagem.
Líderes em vendas de híbridos plug-in em maio de 2024
BYD – 314.760 unidades vendidas.
Tesla – 140.683 unidades vendidas.
BMW – 45.615 unidades vendidas.
SAIC-GM-Wuling – 39.849 unidades vendidas.
Volkswagen – 38.210 unidades vendidas.
Li Auto – 37.017 unidades vendidas.
Aito – 32.507 unidades vendidas.
Volvo – 32.166 unidades vendidas.
Aion – 30.759 unidades vendidas.
Geely – 29.663 unidades vendidas.
O post Vendas globais de carros híbridos plug-in disparam em maio apareceu primeiro em Olhar Digital.