Vênus, Marte, Urano… Afinal, quem nomeou os planetas do nosso Sistema Solar?

Contando nossa Terra, os planetas de nosso Sistema Solar têm nomes inspirados em diversas culturas.

Os nomes de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno têm origem em deuses romanos, tradição essa que se manteve até hoje;Outros povos os nomearam de maneira diferente;Unificação se deu em 1919.

Na Ásia, por exemplo, Marte se chamava Estrela de Fogo, enquanto Júpiter era a Estrela de Madeira. Tudo isso mudou em 1919, conforme dito acima, com a criação da União Astronômica Internacional (IAU), que definiu critérios de nomeação:

Estrelas: Nomeadas com siglas;Planetas-Anões: Devem ter nomes pronunciáveis.

Leia mais:

Marte não precisa de oxigênio para produzir esses mineraisVeja um satélite aquático se desdobrando no espaçoRelembre grandes fracassos em lançamentos de foguetes de 2022

E estes são apenas alguns exemplos. Sobre os planetas-anões, hoje existem cinco identificados, cada um respectivamente nomeado com o nome de um deus das mitologias grega, polinésia ou romana: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Eris.

Afinal, quem é Mercúrio? E Marte?

Abaixo, entenda mais sobre o nome de cada planeta e o deus a ele associado:

Mercúrio

Mercúrio é o primeiro planeta em nosso Sistema Solar, o mais próximo do Sol. Além disso, ele é o mais veloz quando se fala de dar a volta ao redor de nossa maior estrela. Os gregos o chamavam de Hermes, que era o mais veloz mensageiro do Olimpo. Contudo, Mercúrio é o nome romano dado a esse deus.

Vênus

Os astrônomos daquela época se encantavam com o brilho de Vênus ao observá-lo no céu noturno. Vênus é a deusa romana do amor e da beleza.

Terra

Nosso planeta era chamado de Gaia, entidade titânica grega representante da terra (solo). Os romanos, por sua vez, o chamavam de Telo. O nome atual tem mais de mil anos, possui origens na Alemanha e significa solo, característica importante de nosso lar, ao lado da água.

Marte

O Planeta Vermelho, conhecido assim por sua cor avermelhada – algo marcante para os romanos -, foi então nomeado Marte, o deus da guerra. Contudo, além da variação asiática citada mais acima, os egípcios também tinham sua própria denominação para o planeta: O Vermelho.

Júpiter

Júpiter é “simplesmente” o principal deus romano. E o planeta recebeu esse nome não à toa – ele é o maior de nosso Sistema Solar. Além da variação oriental, para os gregos, ele era Zeus (igualmente, o mais importante deus daquele povo).

Saturno

Na mitologia romana, Saturno, deus da agricultura, era um dos titãs e também pai de Júpiter. O planeta que leva seu nome pode ter sido representação de pai e filho para eles. Já para os gregos, ele é Kronos.

Urano

Urano tem uma história curiosa. Antes de receber o nome do deus grego do céu em definitivo, o astrônomo alemão e naturalizado inglês, William Herschel, descobridor do planeta, tentou batizá-lo em homenagem ao rei Jorge III, mas foi rejeitado pela ampla maioria da comunidade astronômica. A Inglaterra acatou o nome Urano em 1850.

Netuno

Em 1846, a comunidade astronômica o batizou de Netuno, o deus dos mares, graças a sua coloração azul.

Com informações de UFMG

Imagem destacada: buradaki/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vênus, Marte, Urano… Afinal, quem nomeou os planetas do nosso Sistema Solar? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Médicos operam coração de feto dentro da barriga da mãe em hospital no RS

Black Friday continua: câmera de segurança Wi-Fi 2K segue em oferta

5 jogos grátis para curtir o fim de semana no PC, consoles e mobile (29)