Vênus vai desaparecer do céu? Entenda

Normalmente, Vênus é o objeto natural mais brilhante do céu depois do Sol e da Lua e, por isso, costuma chamar bastante a atenção. Devido à sua condição de planeta interior (ou seja, que orbita entre a Terra e o Sol), ele surge somente ao amanhecer ou ao fim da tarde – nunca ao longo da noite. 

No entanto, há períodos em que Vênus simplesmente desaparece de vista. Mas, por que isso acontece? Antes, vamos conferir algumas curiosidades sobre o segundo planeta mais próximo do Sol.

Vênus: planeta vizinho é considerado similar a Terra. Crédito: Fordelse Stock – Shutterstock

Curiosidades sobre Vênus

  • É o planeta mais próximo da Terra;
  • Seu movimento de rotação ocorre de leste para oeste, diferente do que acontece em todos os outros planetas do Sistema Solar;
  • Ele recebeu esse nome em homenagem à divindade romana Vênus, deusa da beleza e do amor;
  • É o mais brilhante dos planetas, podendo ser visto da Terra sem o auxílio de equipamentos, até mesmo durante o dia, ocasionalmente;
  • Costuma ser chamado de “gêmeo da Terra” porque os dois compartilham várias semelhanças físicas básicas, apesar de terem evoluído de formas muito diferentes;
  • Sua atmosfera é 92 vezes mais densa do que a da Terra;
  • Os gases que compõem a atmosfera venusiana, especialmente o dióxido de carbono, não permitem que o calor saia do planeta, que, por isso, é o mundo com maior efeito estufa do Sistema Solar;
  • Como resultado, embora não seja o planeta mais próximo do Sol, Vênus é o mais quente das imediações.

Por que o planeta desaparece?

Atualmente, Vênus é uma “estrela” da manhã, surgindo pouco antes do nascer do Sol, baixo no horizonte leste, nas últimas horas da madrugada. A cada dia, no entanto, ele nasce mais perto do horário do Sol, o que faz com que sua visibilidade vá diminuindo rapidamente.

Isso acontece porque Vênus está caminhando para a conjunção solar superior, quando o Sol ficará exatamente entre ele e a Terra. Nesse alinhamento, que ocorrerá no dia 6 de janeiro de 2026, Vênus fica mergulhado no brilho solar, o que impede sua observação a partir da superfície terrestre.

Segundo o guia de astronomia Naked Eye Planets, Vênus foi perdido de vista na segunda semana de dezembro, encerrando formalmente a aparição matutina de 2025. 

Neste sábado (20), faltando 17 dias para a conjunção solar, Vênus já está extremamente próximo do Sol no céu. Ele cruzou a eclíptica em direção ao sul na sexta-feira (19) e entrará em Sagitário, o Arqueiro, no domingo (21). Nesse momento, a elongação do planeta, isto é, a distância angular em relação ao astro, fica pequena demais para permitir a observação a olho nu. Embora ainda esteja tecnicamente acima do horizonte em determinados momentos, ele nasce quase ao mesmo tempo que o Sol e acaba completamente ofuscado pela luminosidade do céu matinal.

Configuração do céu no momento da conjunção solar superior de Vênus em 6 de janeiro de 2026. Crédito: SolarSystemScope

Após a conjunção solar, Vênus muda gradualmente de posição aparente. Ele deixa de ocupar o céu do amanhecer e passa a reaparecer no fim da tarde. Esse retorno não acontece de forma imediata: com o passar do tempo, a separação angular entre o planeta e o Sol aumenta, permitindo que o objeto ganhe altura no horizonte leste.

Leia mais:

Quando Vênus volta a ser visível?

Depois de passar do céu matutino para o vespertino, Vênus permanece invisível por mais um mês, enquanto realiza sua lenta passagem pelo lado oposto de sua órbita em relação à Terra. O planeta torna-se visível novamente por volta do início de fevereiro, quando será visto logo após o pôr do Sol. Ele se mantém como uma “estrela da tarde” até outubro.

Quando Vênus voltar a aparecer no céu em fevereiro de 2026, ele será uma “estrela da tarde” até outubro. Crédito: Stellarium

Além disso, Vênus também passará pelo apogeu – o ponto em que está mais distante da Terra – mais ou menos ao mesmo tempo, atingindo uma distância de 1,71 Unidade Astronômica (UA) de nós – algo em torno de 257 milhões de km. Isso o tornaria muito menor aos nossos olhos, se ele pudesse ser visto.

A conjunção solar acontece uma vez em cada ciclo sinódico do planeta, que é o período necessário para ele chegar à mesma posição relativa ao Sol do ponto de vista da Terra – que no caso de Vênus é de 584 dias.

O post Vênus vai desaparecer do céu? Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Luzes de um ‘elfo vermelho’ são capturadas no céu dos Alpes italianos

Funções no iPhone que reduzem o consumo de energia sem afetar o desempenho

Intergalactic: Entenda polêmica envolvendo o novo jogo da Naughty Dog