Viajantes vacinados não precisam fazer teste de Covid-19 para entrar no Brasil

O Governo Federal publicou uma portaria interministerial na noite da última sexta-feira (1), liberando a entrada de brasileiros e estrangeiros no Brasil sem a necessidade de teste para detectar a Covid-19. A novidade vale apenas para os viajantes completamente imunizados contra o novo coronavírus, com a segunda ou dose única aplicada nos últimos 14 dias.

Em voos com conexões ou escalas com o viajante permanecendo dentro da área internacional do aeroporto, os 14 dias começam a contar a partir do primeiro embarque fora do Brasil. Essa regra é a mesma adotada por outros países, como alguns da Europa e Estados Unidos.

Leia também

Covid-19: Brasil tem 245 óbitos e mais de 27 mil casos nas últimas 24 horas“Imunidade híbrida” fornece proteção mais eficaz contra Covid-19, diz estudoBrasil aprova primeiro medicamento para tratamento da Covid-19 no SUS

A portaria foi assinada pelos ministérios da Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura, publicada durante o fim desta semana no Diário Oficial da União. O documento libera a entrada por avião, carro ou ônibus, ou então navio de qualquer viajante internacional, brasileiro ou não, sem a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo de Covid-19 à companhia.

Para quem entrar no país por via terrestre, a Casa Civil não obriga a apresentação de qualquer comprovante de vacinação para brasileiros residentes no Brasil.

Comprovante de vacina contra Covid-19 pode ser por app

A liberação vale somente para quem apresentar um comprovante de vacinação completa, que engloba as duas doses da vacina, ou então a aplicação do imunizante em dose única. O documento precisa ter o último registro adicionado a partir de 14 dias anteriores ao embarque e ele pode ser eletrônico, como o app do ConectSUS para os brasileiros, ou impresso.

A nova regra mantém a exigência de testes com resultado negativo de antígeno ou laboratorial RT-PCR para quem não apresentar o comprovante de vacinação completa. Outra alteração publicada na nota é a dispensa de preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) para os imunizados.

Por fim, a quarentena também deixa de ser obrigatória para brasileiros ou não, que entrem no Brasil por via aérea, terrestre ou marítima.

Via: Diário Oficial da União.

Imagem destacada: Clara Murcia/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Viajantes vacinados não precisam fazer teste de Covid-19 para entrar no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Unrecord, FPS ultrarrealista de bodycam, recebe grande investimento da Tencent

Warner vai rejeitar oferta bilionária da Paramount para ser adquirida pela Netflix

Petrolífera venezuelana acusa Estados Unidos de ataque cibernético