O uso de um equipamento não certificado para carregar a bateria de um carro da Tesla terminou com a explosão do dispositivo e o motorista ferido. O caso aconteceu em agosto do ano passado no Canadá, porém as imagens e os detalhes do incidente só foram divulgados esta semana, após a conclusão da investigação.
No vídeo compartilhado por um órgão regulador da província da Colúmbia Britânica, o proprietário estaciona seu carro elétrico em um posto de carregamento na cidade de Hope, cujos equipamentos não eram indicados para aquele modelo específico. Dessa forma, ele precisou usar um adaptador para plugar a bateria.
Qual foi o problema?
Após conectar o carro ao adaptador e ligá-lo ao sistema de carregamento do posto, o homem se afasta em direção à dianteira do carro e, segundos depois, acontece a explosão, gerando chamas e uma nuvem de fumaça que cobre o automóvel. Com o deslocamento do ar, o proprietário é jogado ao chão.
- Segundo a Technical Safety BC, entidade reguladora da Colúmbia Britânica, a explosão foi causada por um curto-circuito entre o cabo de carregamento e o adaptador, o que gerou um “arco elétrico”;
- Este último equipamento foi partido ao meio durante o incidente, além de “significativamente derretido e danificado”;
- O motorista disse ao órgão que possuía o dispositivo há dois anos e já o usou dezenas de vezes, sem qualquer problema;
- Aparentemente de origem chinesa, o aparelho trazia informações do fabricante de que passou por testes, porém não existia aprovação para uso no Canadá nem autorização pela montadora.
No relatório o órgão destaca, ainda, que o carregador do posto registrou diversos erros de “baixa resistência” antes da explosão, alertando sobre a existência de problemas. Mesmo diante das falhas, ele continuou plugado e em uso sem passar por correções.
Quanto à vítima, o relatório aponta que ele sofreu “pequenos arranhões e escoriações” em decorrência da queda, enquanto o veículo apresentou marcas de queimadura significativas na porta de carregamento. Também havia uma segunda pessoa no carro que aparece saindo após a explosão para ajudar o motorista.

Regulador alerta sobre adaptadores piratas
A Technical Safety BC comentou, na conclusão da investigação, que carregamentos de carros da Tesla em postos que não são da montadora exigem um adaptador. Mas esses equipamentos precisam seguir normas rigorosas de segurança e ter aprovação das autoridades.
No momento, os únicos adaptadores para carregadores de carros elétricos aprovados para uso no Canadá são os fabricados pelas próprias montadoras e com selo de certificação. O órgão disse que os modelos anunciados por terceiros como compatíveis são “perigosos” e continuam proibidos.
Gostou do conteúdo? Leia mais sobre carregadores não homologados nesta matéria, que aborda as recentes explosões de powerbanks levando à proibição do equipamento em voos domésticos na China.