Na madrugada deste sábado (2), a Virgin Orbit obteve sucesso em sua primeira missão noturna, chamada Straingh Up. O foguete transportando os sete satélites saiu do Mojave Air and Space Port, na Califórnia. O lançamento aconteceu às 22h49, no horário local, 2h49 no horário de Brasília.
O pequeno lançador, o foguete LauncherOne, levou os equipamentos para a órbita baixa da Terra com ajuda do Boeing 747 Cosmic Girl, onde estava preso sob as asas. A aeronave carregou o foguete a 35 mil pés do solo, antes que o foguete se soltasse e lançasse a carga.
Leia mais:
Virgin Orbit recebe licença para operar na base de AlcântaraPrograma Artemis: onde a NASA irá construir sua futura base lunar?Cientistas da NASA ficam emocionados com imagens do telescópio James Webb
Os sete satélites de pesquisa são parte do Programa de Testes Espaciais da Nasa. Inicialmente, a missão Straight Up aconteceria na quinta-feira (1º). A Virgin Orbit, porém, adiou a programação por causa da temperatura do propulsor do foguete. Ela estava “ligeiramente fora dos limites”.
Até agora, a empresa do bilionário britânico Richard Branson fez cinco tentativas de lançamento. Ela falhou apenas uma vez, no primeiro voo de teste em maio de 2020. A Virgin Orbit chegou à órbita terrestre pela primeira vez em janeiro de 2021 e levou uma constelação de satélites em junho do mesmo ano.
Virgin Orbit no Brasil
Na última segunda-feira (27), a empresa de lançamentos conseguiu uma licença da Agência Espacial Brasileira (AEB) para operar na base de Alcântara, que fica na costa atlântica norte do país, no estado do Maranhão. A subsidiária ‘Virgin Orbit Brasil Ltda’ será a responsável pelas operações.
A base de Alcântara, por sua localização muito próxima da linha do Equador, é uma das melhores regiões do planeta quando o assunto é o lançamento de satélites em órbita.
Via: The Verge
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Virgin Orbit lança satélites em primeira missão noturna de sucesso apareceu primeiro em Olhar Digital.