Visitante interestelar 3I/ATLAS passou pelo Sol – e agora?

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, nesta quarta-feira (29), o cometa 3I/ATLAS está a 1,36 unidade astronômica (UA) do Sol, o que equivale a cerca de 204 milhões de km de distância. Chamado periélio, esse é o ponto mais próximo da estrela no trajeto do visitante interestelar pelo Sistema Solar.

Descoberto em julho deste ano, o 3I/ATLAS – terceiro grande “turista” vindo de fora do Sistema Solar – é um objeto de altíssima prioridade científica. Vindo de uma estrela desconhecida, o cometa carrega em sua composição química pistas sobre a formação de mundos em cantos inexplorados da Via Láctea. 

Astrônomo amador encontrou o cometa interestelar 3I/ATLAS a caminho do Sol em imagens diárias do coronógrafo CCOR-1, do satélite GOES-19. Crédito: CCOR-1/GOES-19/NOAA Processamento: Worachate Boonplod

De acordo com uma plataforma que divulga dados do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, o cometa atingiu o periélio especificamente às 8h47 (horário de Brasília). Nesse momento, ele recebe a maior quantidade de luz e calor solar. Com isso, parte do gelo que compõe o núcleo começa a sublimar (passa do estado sólido diretamente para o gasoso), criando a típica cauda brilhante e a nuvem difusa ao redor do núcleo chamada coma.

Cometa pode se desintegrar perto do Sol?

O 3I/ATLAS não chegou tão perto do Sol quanto, por exemplo, Mercúrio, que orbita o astro a apenas 0,39 UA (ou 58,3 milhões de km). Isso significa que ele não corre risco de ser totalmente destruído, embora possam ocorrer pequenas fraturas em regiões mais frágeis do núcleo. A maior expectativa dos astrônomos é descobrir como o corpo reagiu ao calor e quanta atividade ele apresentará a partir de então.

Segundo o site Live Science, a chance de fragmentação é considerada baixa, e o núcleo deve continuar praticamente intacto. Isso permitirá que os cientistas acompanhem a evolução do cometa por várias semanas após o periélio, coletando dados valiosos sobre sua estrutura e comportamento.

Animação simula trajetória do cometa interestelar 3I/ATLAS pelo Sistema Solar. Crédito: TheSkyLive.com

Depois desse ponto, o “forasteiro” começará lentamente a se afastar do Sol. De acordo com o guia de observação InTheSky.org, o 3I/ATLAS poderá ser visto novamente a partir de 3 de novembro,  pouco antes do amanhecer, a 9º acima do horizonte leste. Ele permanece visível até 17 de novembro, na Constelação de Virgem, cerca de três graus mais alto e em torno de 10 minutos mais cedo a cada madrugada. 

Leia mais:

Periélio deve dar injeção de brilho no visitante interestelar

Quando reaparecer, o cometa deverá estar mais brilhante e com uma coma maior, resultado da liberação de gases e poeira durante a aproximação com o Sol. Telescópios terrestres, satélites em órbita e até sondas em rota para Júpiter acompanharão o visitante, que em meados do ano que vem deixará o Sistema Solar para nunca mais voltar.

As manhãs de novembro e dezembro serão ideais para observá-lo, especialmente com telescópios de médio e grande porte. Mesmo com brilho modesto (de magnitude 11), o 3I/ATLAS será um alvo interessante para astrônomos amadores e profissionais enquanto cruza as constelações de Virgem e Leão.

O trajeto do cometa 3I/ATLAS enquanto se afasta do Sol. Crédito: Imagem gerada por IA/Gemini

Em 2026, o cometa seguirá seu caminho em direção à constelação de Gêmeos, desaparecendo novamente no espaço interestelar. Antes dele, os outros objetos desse tipo detectados foram o asteroide 1I/‘Oumuamua (2017) e o cometa 2I/Borisov (2019).

Como destaca o Universe Today, a descoberta precoce do 3I/ATLAS, ainda a 4,5 UA do Sol (cerca de 675 milhões de km), mostra como a capacidade de detectar visitantes interestelares está avançando. Com a recente entrada em operação do Telescópio Vera C. Rubin, instalado no Chile, espera-se que o número dessas raras descobertas aumente consideravelmente, revelando novas pistas sobre o que existe além dos limites do Sistema Solar.

O post Visitante interestelar 3I/ATLAS passou pelo Sol – e agora? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

One Piece anuncia grande mudança no anime que acaba com tradição de quase 30 anos

Jogos do PS Plus Essential de novembro são revelados! Confira a lista completa

A inteligência artificial não nasceu ontem — e é por isso que ela está mudando tudo