Home Variedade Vive de dieta? Você pode estar estressando seu corpo e boicotando o emagrecimento; entenda

Vive de dieta? Você pode estar estressando seu corpo e boicotando o emagrecimento; entenda

by
4 minutes read

Quem nunca começou uma dieta comendo dois ovos pela manhã e terminou o dia mergulhado em uma pizza que atire a primeira pedra. As dietas restritivas estão entre as queridinhas de quem busca resultados rápidos, no entanto, nutricionistas alertam que o estilo de alimentação tem um impacto negativo no corpo e na relação com a comida, podendo causar distúrbios neuroendócrinos e alterações intestinais. 

Diversos estudos já apontaram que, a longo prazo, dietas mais “pesadas” não funcionam e ainda boicotam o seu objetivo. Muitos que optam pela restrição alimentar como método de emagrecimento acabam voltando a ganhar peso – algumas vezes ultrapassando o peso já elevado. Além disso, o ciclo repetitivo de dietas pode prejudicar a saúde, tornando o corpo disfuncional, como o caso do efeito sanfona – ato de emagrecer e engordar em curtos períodos. 

Vive de dieta? Você pode estar estressando o corpo e boicotando o emagrecimento; entenda. Imagem: Shutterstock/Reprodução

“Uma mudança brusca na alimentação é difícil de sustentar a longo prazo, então as pessoas que utilizam essa estratégia tendem a entrar nesse ciclo de engordar e emagrecer”, explicou a nutricionista Jamile Caroso, professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França (FSLF). 

Ainda segundo a especialista, esse processo traz prejuízos metabólicos, pois no período de “restrição” nosso cérebro entende que precisa “poupar” energia e assim cria mecanismos para armazenar mais gordura.  

“Também há prejuízos no comportamento alimentar. O fato de restringir algum alimento ou fonte de nutrientes, como cortar carboidratos, por exemplo, pode fazer com que o indivíduo desenvolva uma obsessão/um desejo aumentado por comer esses alimentos ricos em carboidratos, como consequência da restrição”, acrescentou Caroso.  

Leia mais! 

Emilia Clarke diz ter perdido função do cérebro após aneurismasCâncer de próstata: exames precisam ser parte da rotina dos homensImplantes de próteses de quadril e joelho devem dobrar em 10 anos

Viver de dieta pode estressar o corpo (e a mente) 

A nutricionista também destacou que pessoas que “vivem de dieta” alteram o seu funcionamento fisiológico, tornando o corpo cada vez mais cansado pelo estresse de passar fome. Além do impacto negativo ao organismo, as dietas também pioram as sensações e a forma de se relacionar com os alimentos, dando espaço para os sentimentos de vergonha e culpa, afetando o emocional – a comida vira inimiga. 

Para Caroso, é importante sair deste ciclo e “criar uma boa relação com a alimentação e com seu corpo”. Vale frisar que uma vida saudável depende de escolhas e hábitos, ou seja, objetivos serão alcançados com maior efetividade a partir da compreensão do paciente que uma alimentação equilibrada é parte de um estilo de vida. Muitos nutricionistas, inclusive, consideram não apenas a parte calórica, mas também os aspectos subjetivos e emocionais de cada pessoa. 

“A alimentação não se trata apenas de nutrientes, envolve socialização, simbolismo, cultura etc. Por isso, esteja em paz com a comida. Fique atento à forma como se alimenta. Isso é tão importante quanto o que se come. Pratique o comer com atenção, sem distrações como o uso de eletrônicos, por exemplo. Dessa forma é possível ouvir o seu corpo e perceber os sinais de fome e saciedade, que levará ao consumo dos alimentos com mais moderação”, concluiu. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vive de dieta? Você pode estar estressando seu corpo e boicotando o emagrecimento; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment