Um novo estudo aponta que levar o celular para o banheiro — um hábito cada vez mais comum — pode aumentar de forma significativa o risco de hemorroidas.
Publicada na revista PLOS One, a pesquisa investigou como o tempo prolongado sentado no vaso sanitário, muitas vezes ampliado pelo uso do smartphone, afeta a saúde do assoalho pélvico e das veias retais.
Smartphones prolongam o tempo no vaso
- Segundo a gastroenterologista Trisha Pasricha, diretora do Instituto de Pesquisa Intestino-Cérebro do Beth Israel Deaconess Medical Center e coautora do estudo, o vaso sanitário não oferece suporte adequado ao assoalho pélvico, o que aumenta a pressão sobre as veias do reto.
- “Quanto mais tempo você fica sentado no vaso sanitário, pior é para você”, afirmou.
- Dos 125 adultos pesquisados, 66% admitiram usar o celular durante o uso do banheiro — principalmente para ler notícias e navegar nas redes sociais.
- Esses participantes apresentaram 46% mais chances de ter hemorroidas detectadas na colonoscopia realizada em seguida, mesmo quando fatores como constipação, dieta e exercícios foram considerados.

Leia mais
- Ficar longe do celular provoca alterações no cérebro, revela estudo
- SP começa a alertar se seu celular é roubado ou não; saiba como
- Vale a pena comprar o iPhone 17 para substituir seu celular antigo da Apple?
Especialistas também alertam para outro ponto: partículas microscópicas de fezes e urina lançadas no ar durante a descarga podem contaminar os dispositivos. “Levar o celular para o banheiro é meio nojento”, disse a gastroenterologista Reezwana Chowdhury, da Universidade Johns Hopkins.
Muitos ignoram a ‘regra dos 5 minutos’
O estudo mostrou que adultos entre 40 e 50 anos são os que mais usam smartphones no banheiro, e muitos permanecem ali por mais tempo do que o recomendado. Enquanto 37% dos usuários de celular ultrapassaram cinco minutos no vaso, apenas 7% dos que não usavam o aparelho fizeram o mesmo.
A recomendação dos especialistas é clara: evite levar o celular ao banheiro — e, se levar, estabeleça um limite rígido. “Se a mágica não acontecer em cinco minutos, não vai acontecer”, disse Pasricha. “Dê uma pausa e tente novamente mais tarde.”
O post Você usa o celular no banheiro? Estudo faz um alerta apareceu primeiro em Olhar Digital.
