As disputas geopolíticas podem trazer graves efeitos nas cadeias produtivas globais. O mais recente exemplo disso é o impasse entre Países Baixos (Holanda) e China envolvendo chips semicondutores fabricados pela Nexperia.
O mercado automotivo teme uma interrupção do fornecimento dos dispositivos. Neste cenário, a Volkswagen alertou, nesta quarta-feira (22), sobre a possibilidade de paralisações temporárias na produção de veículos.

Dispositivos são usados em veículos da VW
Segundo a CNBC, a Nexperia não é uma fornecedora direta da montadora alemã. No entanto, ela disponibiliza chips para outras empresas que, por sua vez, fornecem peças que são usadas em componentes de veículos da VW.
A Volkswagen afirmou que está em contato com todas as partes com o objetivo de identificar riscos potenciais, como uma eventual escassez dos chips semicondutores. E garantiu que a produção de veículos segue normalmente.

Apesar disso, a empresa alemã admitiu que as operações podem ser afetadas no curto prazo. Por conta disso, ela não descarta a adoção de medidas para minimizar os impactos, como a interrupção da produção.
Leia mais
- Holanda usa nova lei para assumir controle de fabricante chinesa
- OpenAI firma acordo bilionário para criação de seus próprios processadores de IA
- Guerra dos chips: a aposta da AMD para superar a Nvidia

Impasse pode causar desabastecimento de chips
- Nos últimos dias, o governo dos Países Baixos assumiu o controle da Nexperia, uma fabricante chinesa de semicondutores usados na indústria automotiva com sede no país europeu.
- A justificativa foi o temor de que a tecnologia “se tornasse indisponível em caso de emergência”.
- Por conta disso, as autoridades acionaram uma lei que permite controlar áreas consideradas estratégicas para a segurança.
- A China contestou a medida e respondeu bloqueando as exportações, impactando a produção de novos dispositivos.
- Diante do cenário, o Ministério da Economia da Alemanha manifestou preocupação com eventuais dificuldades ligadas à cadeia de suprimentos de chips.
O post Volkswagen alerta para escassez de chips e não descarta interromper produção apareceu primeiro em Olhar Digital.