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Volkswagen avança em robotáxis com testes do ID.Buzz AV

by Fesouza
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A Volkswagen deu um passo importante no desenvolvimento de veículos autônomos com o ID.Buzz AV, sua aposta no mercado de robotáxis. A minivan elétrica, equipada com sensores de última geração, está sendo testada nas ruas de Hamburgo, na Alemanha, com motoristas de segurança ainda ao volante. O modelo é fruto de uma parceria com a Mobileye, empresa israelense especializada em direção autônoma e controlada pela Intel.

Embora o sistema ainda esteja em fase de testes e apresente falhas ocasionais, como desviar de obstáculos entrando na contramão, a montadora afirma que a produção em série já começou. A expectativa é de que os primeiros passageiros fora da equipe da Volkswagen possam utilizar o serviço ainda este ano na cidade alemã.

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Minivan elétrica da Volkswagen está sendo testada como robotáxi (Imagem: fotokaleinar / Shutterstock.com)

Hamburgo lidera testes de robotáxis na Europa

Cerca de 30 unidades adaptadas do Volkswagen ID.Buzz circulam pelas ruas de Hamburgo, identificadas com a pintura característica da Moia, serviço de transporte compartilhado do grupo. Por enquanto, os testes são restritos a funcionários, com motoristas prontos para assumir o controle em caso de falha do sistema. A Moia planeja abrir o serviço ao público local nos próximos meses.

O projeto é visto como uma tentativa da Europa de recuperar o atraso no setor de mobilidade autônoma, dominado atualmente por empresas dos Estados Unidos e da China. Enquanto a Waymo, do Google, realiza mais de 250 mil corridas semanais com táxis sem motorista nos EUA, a Volkswagen ainda precisa lidar com regulações mais rígidas e infraestrutura mais complexa no continente europeu.

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Waymo já está bem inserida no mercado norte-americano (Imagem: Iv-olga / Shutterstock.com)

Lançamento nos EUA está previsto para 2026

A estreia comercial do ID.Buzz AV fora da Europa deve acontecer em Los Angeles, a partir de 2026, por meio de uma parceria com a Uber. Inicialmente, os veículos também contarão com operadores de segurança. A remoção desses motoristas está prevista para o fim do mesmo ano nos EUA, com a Europa devendo seguir esse caminho apenas em 2027, segundo Christian Senger, chefe da divisão de veículos autônomos da Volkswagen.

Durante um teste recente com o The Wall Street Journal, o veículo precisou de intervenção humana em duas ocasiões, ambas causadas por vans de entrega paradas em locais inadequados. Em uma delas, o operador desviou por uma ciclovia; na outra, evitou que o carro entrasse completamente na contramão e registrou o incidente para análise posterior.

Estratégia aposta em redução de custos e parcerias internas

  • Diferente de rivais como a Tesla, que não utiliza lidar, o ID.Buzz AV combina 13 câmeras e 9 sensores a laser para mapear o ambiente ao redor, incluindo em situações adversas como chuva e neve.
  • Essa abordagem busca maior confiabilidade, mas também encarece o sistema.
  • Para reduzir custos, a Volkswagen aposta na sinergia com marcas do próprio grupo, como Porsche e Audi, que podem compartilhar peças e tecnologias.
  • Segundo Senger, isso torna o projeto mais barato do que iniciativas anteriores, como a Argo AI, encerrada em 2022.
  • Colocar o ID.Buzz AV em linha de produção também ajuda a baratear a fabricação em comparação aos modelos adaptados utilizados por concorrentes.
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Em 2026, o ID.Buzz AV deve chegar comercialmente aos Estados Unidos (Imagem: Gabriel Nica / Shutterstock.com)

Apesar do avanço, a empresa evita divulgar metas específicas de produção ou vendas. “Vamos escalar na velocidade da confiança”, disse Sascha Meyer, CEO da Moia.

Leia mais:

Europa tenta recuperar espaço no setor de veículos autônomos

A corrida pelos veículos autônomos se intensificou em 2025 com iniciativas tanto nos EUA quanto na China. A União Europeia tenta reagir com planos de incentivo à inovação, como áreas de testes dedicadas e flexibilização regulatória. O setor automotivo representa cerca de 7% da economia do bloco.

Além da Volkswagen, outras iniciativas ganham força no continente. A startup britânica Wayve, que tem apoio da Uber, Nvidia e SoftBank, anunciou um projeto-piloto de robotáxis em Londres também para 2026. Já alguns testes em cidades europeias utilizam tecnologias chinesas, com exigência de que os dados coletados fiquem armazenados localmente, como medida de segurança.

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