Vulcão submarino pode entrar em erupção perto do local mais profundo da Terra

O vulcão submarino, localizado no Monte Submarino Ahyi, a centenas de metros abaixo da superfície no Oceano Pacífico começou a entrar em erupção ao lado do ponto mais profundo da Terra: a Fossa das Marianas.

Um comunicado emitido pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apontou que imagens de satélites captaram uma certa descoloração na superfície do oceano em Ahyi. Porém, como a área é remota os cientistas encontram dificuldades em confirmar a atividade. Felizmente, sensores hidro acústicos na Ilha Wake detectaram sinais “consistentes de uma atividade de fonte vulcânica submarina”.

Leia mais:

Vulcão adormecido há 800 anos pode voltar à vidaVeja o que foi encontrado no vulcão Cumbre Vieja após fim da erupçãoCientistas vão perfurar vulcão para instalação de observatório subterrâneo

De acordo com o geofísico Matthews Haney, em entrevista para a Newsweek, curiosamente, o vulcão subaquático está localizado a quase 200 quilômetros da Fossa das Marianas, o local mais profundo de todos os oceanos. Além de ter um relevo bem acidentado, a fossa das Marianas tem incríveis 11.034 metros de profundidade.

O vulcão poderia ter começado a entrar em erupção a partir de meados de outubro deste ano, mas, novamente, de acordo com o USGS, o afastamento da área tornou-se difícil confirmar. Por enquanto, não há estações de monitoramento perto do monte submarino, por isso os cientistas ficam limitados em sua capacidade de avaliar a atividade vulcânica.

Imagem: Fossa das Marianas, local mais profundo da Terra, localizado no Oceano Pacífico. Créditos: Oliver Denker/Shutterstock

Falta de monitoramento preciso do vulcão submarino

Por enquanto, os profissionais contam apenas com a ajuda de satélites para realizar o monitoramento da região. Haney alegou que talvez exista a possibilidade de que pesquisas e medições sejam feitas de navio no local. Porém, talvez este seja o momento de aplicar a teoria da precaução: na dúvida, é melhor poupar a tripulação de possíveis desfechos danosos, que podem ser causados pela atividade vulcânica.

A última erupção desse vulcão ocorreu em 17 de maio de 2014. Na ocasião, mergulhadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) estavam conduzindo pesquisas em recifes de corais nas proximidades e relataram ter ouvido grandes explosões nessa área, que é uma das mais ativas do mundo. São nove ilhas vulcânicas e mais de 60 vulcões subaquáticos. Cerca de 20 vulcões subaquáticos são considerados ativos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Vulcão submarino pode entrar em erupção perto do local mais profundo da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por meio de simulações, pesquisadores explicam como ocorrem flashes em galáxias distantes

ChatGPT médico? OpenAI está considerando entrar no ramo de saúde

Lula tira protagonismo da Anatel e amplia poder da ANPD no ECA Digital