A Waymo, empresa de veículos autônomos da Alphabet, recebeu sinal verde para iniciar testes de seus robotáxis no Aeroporto Internacional de São Francisco. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo prefeito da cidade, Daniel Lurie, e pela própria empresa.
Segundo o porta-voz Chris Bonelli, os testes começarão em parceria com o aeroporto e de forma gradual, inicialmente transportando apenas funcionários e com motoristas humanos a bordo, prontos para assumir o controle se necessário.
A expectativa é que, em uma fase posterior, o serviço seja aberto ao público e funcione como um aplicativo de transporte totalmente autônomo.

Waymo já opera em diversas cidades nos EUA
A Waymo já oferece robotáxis em San Mateo, São Francisco, Phoenix, Los Angeles, Austin e Atlanta, e recentemente recebeu autorização para operar no Aeroporto San Jose Mineta. A empresa também já tem experiência em operações em aeroportos, como o Phoenix Sky Harbor, onde atua desde 2022.
Leia Mais:
- Mais um processo! Acionistas acusam Tesla de enganar mercado com robotáxis
- Uber e Baidu se unem para lançar robotáxis fora de EUA e China
- Carros autônomos ganham cérebro que economiza energia

Enquanto isso, a Tesla também está testando robotáxis em Austin, com supervisores humanos, e negocia a entrada em aeroportos da Bay Area. No entanto, a empresa de Elon Musk ainda não possui autorização para operar transporte autônomo sem motoristas na região.
Testes da Waymo em Nova York
- A Waymo também vai rodar seus robotáxis na Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos por habitantes.
- A empresa terá permissão para testar até oito veículos autônomos em Manhattan e no centro do Brooklyn até o final de setembro.
- Após esse período, a Waymo poderá solicitar uma extensão do período de testes. Leia mais aqui.

O post Waymo vai testar robotáxis no Aeroporto de São Francisco apareceu primeiro em Olhar Digital.