Já faz um tempo desde o lançamento dos SSDs PCIe Gen 5.0, e até agora essa tecnologia não deslanchou totalmente, pelo menos no Brasil. O motivo, além dos preços bem altos e a disponibilidade escassa, é que nem todos pareciam entregar um nível de desempenho tão alto como o esperado, até testarmos o Sandisk WD_Black SN8100.
Lançado globalmente no início do ano e já disponível no Brasil, o WD_Black SN8100 foi meu SSD primário por mais de um mês, e o resultado é impressionante. O modelo topo de linha da Sandisk encabeça nossos gráficos e é a opção perfeita para quem deseja performance máxima, e tem um orçamento extenso.
Claro, isso sempre nos leva a perguntar se esses MB/s a mais dos modelos PCIe Gen 5 são realmente tão necessários assim. Enquanto alguns podem não notar diferenças, aqueles que usam o componente para atividades profissionais e games bem desafiadores vão ter um salto de velocidade agradável.
Especificações do WD_Black SN8100
Que o WD_Black SN8100 é um SSD PCIe Gen 5 você já sabe, mas as especificações desse carinha surpreendem. Na teoria, o modelo consegue alcançar 14.900 MB/s de leitura sequencial, gravação sequencial de até 14.000 MB/s, e mais de 2.300.000 IOPS de desempenho aleatório. Em outras palavras, esse é um combo absurdo para qualquer SSD entusiasta.
Eu irei comentar sobre esses valores detalhadamente no tópico de testes práticos, mas antes é preciso destrinchar a ficha técnica deste modelo. Um dos grandes acertos da Sandisk para esse lançamento foi ter mudado a controladora que vinha usado em seus dispositivos, e o chip da vez é a SM2508 da Silicon Motion.
A ideia de usar essa controladora deve fornecer um melhor índice de eficiência energética e, certamente, dissipação de calor. Como você já deve ter percebido, o nosso modelo de testes não vem com o dissipador de calor metálico, então utilizar uma controladora que permite melhor arrefecimento parece ter sido um bom acerto da fabricante.
Fora a controladora, também vale citar que a empresa usa chips de memória NAND da Kioxia, em especial a versão BiCS8 de 218 camadas 3D TLC. Há também dois gigabytes de memória DRAM no protocolo DDR4 com frequência de 3.200 MHz, ou seja, um pacote completo para alta performance.
Quando esse SSD foi lançado, a Sandisk tinha somente opções de 1 TB, 2 TB (como o nosso) e 4 TB. Nas últimas semanas, a empresa anunciou a chegada de versão bem turbinada de 8 TB, que será evidentemente muito cara, mas deve atender as necessidades de profissionais, já que essa capacidade não faz sentido algum para o usuário médio.
- Leitura sequencial: até 14.900 MB/s
- Escrita sequencial: até 13.200 MB/s
- Leitura aleatória: até 2.200K IOPS
- Escrita aleatória: até 2.400K IOPS
- Potência média leitura: 7.1W
- Potência média escrita: 7.3W
- Endurance (TBW): 4.800
- DRAM: Sim
- Peso: 31.2g
- Interface: PCIe Gen 5×4 NVMe 2.0
- Formato: M.2 2280
- NAND: TLC 3D CBA NAND
- Modo Sleep (PS4): 5mW
- MTTF: 1.75 milhões de horas
- Garantia: 5 anos
- Compatibilidade: PCIe Gen4/Gen3/Gen2 x1/x2/x4, Windows 10+
- Segurança: TCG OPAL 2.02
- Temperatura Operacional: 0°C a 85°C
- Temperatura Não Operacional: -40°C a 85°C
- Dimensões: 80mm x 25mm x 9.76mm (1–4TB) / 11.25mm (8TB)
Design, embalagem e instalação
Assim como já era esperado de um produto topo de linha, o WD_Black SN8100 chega em uma embalagem bem bonita e protegida. Claro, é tudo extremamente simples, afinal de contas um SSD M.2 é somente uma pequena plaquinha com chips de memória e não exige tantas firulas.
Quanto ao design desse SSD, tudo está nos conformes básicos, e a Sandisk não quis inventar nada. O modelo obedece ao formato 2280, compatível com boa parte dos notebooks, placas-mãe de desktop, videogames e até mesmo certos consoles portáteis, que adotam um padrão menor.
A versão enviada ao Voxel é a mais ‘básica’ e utiliza somente uma fitinha metálica bem fina para proteger alguns módulos de memória e dissipar um pouco do calor. Porém, também há a versão com o heatsink incluso, que aumenta o preço, mas também dá um charme extra ao produto, além de melhorar o resfriamento da peça.
O WD_Black SN8100 também oferece um bom nível de compatibilidade com softwares, como o Acronis True Image, em um download gratuito, que permite clonagem de dados. Também é válido notar que a Sandisk oferece cinco anos de garantia para esse produto, então o usuário deve estar bem protegido para a longevidade.
Desempenho
Finalmente, chegando ao que interessa, é hora de ver se o WD_Black SN8100 é realmente tudo isso. Primeiro, nossa bateria de testes utilizou o CrystalDiskInfo 9.0.1 para verificar se a performance do aparelho é parecida com a da teoria, e sim, é. O modelo fica muito próximo de bater os 14.9000/14.000 MB/s estipulados pela fabricante.
Aliás, os resultados do SN8100 são até melhores do que o Kingston Fury Renegade G5, apontado pelo Voxel como o até então SSD PCIe Gen 5mais rápido que já testamos. Inclusive, o modelo da Sandisk consegue basicamente dobrar sua velocidade de atuação em comparação com o S70 Blade da XPG, que uso em meu PC pessoal.
Embora os testes sintéticos sejam importantes para mensurarmos o desempenho, o uso prático do WD_Black SN8100 é simplesmente perfeito. Eu testei Battlefield 6 e Ratchet & Clank: Rift Apart e os carregamentos são insanamente rápidos, principalmente no título da Sony, que tem como foco as transições rápidas, graças ao SSD super veloz do PS5.
Partindo para outros testes, como no 3DMark Storage, o SN8100 da WD_Black supera o G5 da Kingston com certa facilidade e dá um banho nos rivais que operam com PCIe de 4ª geração. Já no benchmark do PCMark 10 Storage os modelos rivalizam melhor, e o produto da Kingston consegue encostar bem no da Sandisk nessa batalha.
Vale a pena comprar o WD_Black SN8100?
Sem sombra de dúvidas, o WD_Black SN8100 é um dos melhores SSDs gamer do protocolo PCIe Gen 5 disponíveis para compra no mercado brasileiro. O modelo entrega desempenho extremamente veloz e componentes de alta qualidade para quem quer o melhor disponível.
Esse é um SSD que vale a pena se você já tem ou pretende comprar uma placa-mãe com PCIe Gen 5, e quer ter uma das melhores peças disponíveis, seja para jogar ou trabalhar em alto nível.
No entanto, o preço dessa versão de 2 TB do WD_Black SN8100 custa mais de R$ 2.200 no varejo brasileiro. Por esse preço, é possível encontrar o Kingston Fury Renegade G5, que embora fique atrás do modelo da Sandisk, também opera com muita performance e pode ser encontrado abaixo dos R$ 1.800.