Webtoon: conheça os melhores sites para ler os quadrinhos do futuro!

*Por Gabriel Sacramento

Se você também é fã dos quadrinhos, saiba que agora você tem mais um formato disponível para acompanhar histórias incríveis: o webtoon.

Para quem ainda não conhece o termo, vale esclarecer que este é um modelo de quadrinhos lançado digitalmente, desenvolvido com foco na leitura em rolagem vertical – aquela clássica do Instagram, sabe? 

Sem dúvidas a ideia é muito interessante e já tem conquistado muitos leitores ao redor do mundo.

Ficou curioso para conhecer os quadrinhos digitais? 

Então continue a leitura deste artigo para entender como eles funcionam, descobrir quais são os clássicos e os principais sites para acessá-los!

O que é o Webtoon?

Como você já deve ter imaginado, o termo é uma junção das palavras “Web” e “Cartoon”, e representa um modelo de quadrinho digital criado na Coreia do Sul.

O Webtoon é o principal site para acessar esse tipo de conteúdo atualmente e ainda permite a publicação das suas criações autorais, como veremos mais adiante neste artigo.

Hoje, esses quadrinhos são uma das muitas tendências da cultura coreana espalhadas pelo mundo com a chamada Onda Coreana, ou Hallyu

Entretanto, a história desse formato teve início lá nos anos 2000, impulsionada pelos investimentos em comics digitais. 

Depois de um período de estagnação causado pela repressão do governo às histórias em quadrinho, as empresas voltaram a investir no setor, mas dessa vez com o universo online.

Com isso, grandes sites, como o Naver, abriram espaço para publicação e distribuição gratuita de quadrinhos. 

A partir disso, o formato conquistou o seu lugar de destaque.

Como funciona o Webtoon?

Com o crescimento dos smartphones, grande parte das leituras passaram a ser feitas pelos dispositivos móveis. 

Neste contexto, os quadrinhos online foram uma importante inovação para atender ao público.

O formato desses quadrinhos já mostra a preocupação em oferecer uma experiência de leitura prática e imersiva pelo meio digital. Veja algumas características:

Diálogos e ações verticalizadas, seguindo o modelo de scroll infinito;Presença de trilha sonora e animações em alguns trechos;História em quadrinhos periódica;Capítulos bem coloridos.

Além dessas características, esse tipo de quadrinho digital segue o modelo de leitura da esquerda para a direita, já conhecido dos brasileiros. 

Ou seja, é um formato diferente dos mangás, por exemplo, que tem a ordem contrária, da direita para a esquerda.

Dentro do site Webtoon você encontra histórias de diversos gêneros, como ação, romance, comédia e Sci-Fi.

Webtoon é uma das plataformas mais populares de quadrinhos sul coreanos. Imagem: Webtoon / Reprodução

A plataforma oferece uma interface bem simples de navegar e com vários recursos interessantes. 

É possível, por exemplo, avaliar as séries e se inscrever nos seus quadrinhos favoritos para acompanhar o lançamento de novos episódios.

Todas as atualizações das suas inscrições ficam na aba “Subscribed”, dentro do espaço “My”. 

Além disso, você pode contribuir com os autores por meio das moedas disponíveis no site ou até mesmo ao traduzir episódios da série.

A diferença entre webtoon e webcomic

Essencialmente, os webcomics tem uma estrutura diferente. Eles seguem um modelo mais clássico, se inspirando no estilo artístico dos quadrinhos mais tradicionais.

Do outro lado, os webtoons trouxeram algumas mudanças importantes na forma de produzir e de consumir quadrinhos ao redor do mundo.  

Com eles, é possível ter uma experiência mais completa, que acompanha as tendências tecnológicas trazidas pela digitalização. 

É o caso do formato de scroll infinito ou até mesmo das trilhas sonoras presentes em muitas dessas leituras.  

Além disso, os webcomics englobam diversas categorias de quadrinhos digitais com diferentes formatos, que podem ser desde uma HQ no modelo tradicional até uma publicação de apenas um quadro. 

Mesmo com as diferenças, temos um ponto em comum aqui: os dois são materiais digitais, portanto disponíveis apenas na web – como os nomes já revelam. 

Assim como diversas obras coreanas já tem adaptações garantidas, como é o caso do live-action de “One Punch Man”, o sucesso de muitos quadrinhos digitais resultou na publicação de versões físicas na Coreia e até mesmo aqui no Brasil.

Leia também:

“Ms. Marvel”: Origem dos poderes da heroína é diferente dos quadrinhosReboot de “A Liga Extraordinária” está em desenvolvimento

Webtoons e Webcomics famosos

É claro que não poderíamos deixar de trazer algumas dicas de leitura para você, por isso separamos uma lista rápida com os quadrinhos mais famosos. 

Vamos começar pelos webtoons:

“The Beginning After the End”;“Tales of Demons and Gods”; “The God of High School”;“Solo Leveling”;“Tower of God”.

Agora vamos para a lista de webcomics:

“Star Martial God Technique”;“Tomb Raider King”;“Mob Psycho 100“;“One-Punch Man”;“Heart and Brain”.

Como fazer um webtoon?

Uma das grandes transformações trazidas pelo formato online é a possibilidade de qualquer um criar e compartilhar os seus quadrinhos nas plataformas online do serviço.

Sim, você pode criar o seu próprio quadrinho digital e nós vamos contar como fazer isso! 

Aqui, consideramos o processo dentro da plataforma Webtoon, como falamos logo no início deste conteúdo. 

Na prática, basta se cadastrar no site para ter acesso a diversas publicações e conseguir fazer seus próprios quadrinhos.

Vale destacar que é preciso ter, no mínimo, 13 anos para realizar o cadastro e o site pede a supervisão dos pais para menores de 18 anos.

Dentro da plataforma, você encontra duas categorias de autores:

Originals: aqui ficam os quadrinhos oficiais do site, com autores remunerados e têm acompanhamento editorial da empresa;Canvas: nessa categoria, os autores não são remunerados e não tem um acompanhamento tão próximo do site quanto os Originals.

Nada impede que um autor Canvas se torne um Original, ok? Isso depende da abordagem de um dos editores do site, mas sempre pode acontecer.

Quem publica na categoria Canvas tem liberdade para definir sua própria agenda e só precisa fazer um upload das suas histórias, é um processo simples.

No próprio site é possível encontrar todas as informações e regras para publicar.

Essa é uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho e alcançar mais pessoas através da internet em plataformas desenvolvidas exclusivamente para esse nicho. 

Qual o melhor site para ler Webtoon?

Além de ter acesso a um grande volume de histórias incríveis no Webtoon, que está disponível para Android e iOS, existem outras plataformas bem interessantes para ler quadrinhos online.

Conheça os melhores sites a seguir.

MANGA Plus

Plataforma gratuita para iOS e Android, o MANGA Plus tem clássicos como “Naruto”, “One Piece” e “My Hero Academia”. 

Também disponível para desktop, o serviço faz tanto sucesso entre os brasileiros que ganhou, em 2021, suporte em português. 

MangaToon

O MangaToon pode ser baixado gratuitamente nos sistemas Android e iOS, mas também oferece compras dentro do aplicativo.

Apesar de ter uma boa quantidade de mangás, vários deles têm apenas alguns capítulos gratuitos, depois é preciso pagar para seguir com a leitura.

Renta!

O Renta! é perfeito para quem gosta de um bom romance. O site é dedicado aos mangás românticos dos mais variados gêneros.

A plataforma é paga, mas tem histórias com alguns capítulos gratuitos. Além disso, existe um sistema de pontos que valem como moeda de troca: você compra um pacote de pontos e pode trocá-los pelos conteúdos.

Tapas

O Tapas é uma das plataformas mais populares e tem um acervo bastante variado. Contudo, nem todas as histórias estão disponíveis de forma gratuita.

Além disso, vale destacar que as obras em inglês são mais comuns, tendo poucas opções traduzidas para o português. 

Um grande diferencial da plataforma são as novels disponibilizadas pelo site, que ampliam ainda mais a variedade do aplicativo.

Também é possível fazer publicações pelo site ou pelo aplicativo, disponível no Google Play e na App Store.

TappyToon

Uma das pioneiras na difusão dos quadrinhos digitais pelo mundo, a plataforma TappyToon oferece opções incríveis de comics e novels. 

Ela está disponível para desktop, Android e iOS.

O serviço não tem uma versão em português, mas não é difícil encontrar o que você deseja dentro dele.

Toomics

Na Toomics, é possível encontrar obras gratuitas ou ainda optar pelo serviço de assinatura, que dá acesso ilimitado aos conteúdos.

Hoje, já existem diversas obras em português, além dos conteúdos em espanhol, inglês e coreano, por exemplo. 

A plataforma é bem organizada, com fácil navegação e está disponível para desktop, Android e iOS

WebComics

O WebComics tem uma variedade de mangás e quadrinhos digitais. A plataforma está disponível apenas em inglês, mas tem uma estrutura bastante intuitiva e por isso fácil de navegar.

Nela, é possível também publicar os seus quadrinhos ou novels. Além da versão desktop, o WebComics tem aplicativo para Android e iOS

Webtoon no Brasil: entenda o cenário

Como falamos, os quadrinhos digitais não demoraram a conquistar o coração dos coreanos e logo expandiram suas histórias para o mundo todo.

O formato em rolagem ajuda a popularizar os webtoons, inclusive no Brasil. Imagem: John Tuesday / Unsplash

Ao redor do mundo, várias obras ganharam adaptações para séries, como é o caso do webcomic “Planeta Estranho”, de Nathan Pyle. 

No Brasil, a popularização dos quadrinhos coreanos se torna cada vez mais visível. Prova disso é a publicação de diversas obras com tradução para o português.

A Social Comics fechou uma parceria com a Webtoon para trazer títulos da plataforma com tradução oficial. 

Inclusive, o primeiro título já foi lançado pela Social Comics: “Um Homem Estranho” foi a obra escolhida para abrir essas publicações. 

Além disso, vale destacar que a parte de publicações disponibilizada pelas plataformas abriu espaço para a divulgação de artistas brasileiros.

“Game Over Squad” e “Blades of Furry” são quadrinhos produzidos por autores brasileiros e disponíveis na plataforma. 

Leia também:

“Duna: Parte 2” é adiado e novo “Godzilla vs Kong” chega em 2024

Conclusão

Sem dúvidas, os webtoons são uma revolução no formato dos quadrinhos e trazem uma experiência completa para os leitores.

A popularização abriu espaço não apenas para a mudança na forma de leitura, mas também para a descoberta de novos artistas.

E você, já tem um quadrinho digital favorito? 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Webtoon: conheça os melhores sites para ler os quadrinhos do futuro! apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Generated by Feedzy