O WhatsApp anunciou, nesta sexta-feira (14), a chegada do recurso que permite enviar mensagens para outros aplicativos. A novidade vinha sendo testada “em pequena escala nos últimos meses” e chega após a exigência da Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia.
- Confira também: WhatsApp confirma lançamento de nomes de usuários para 2026
Na prática, usuários do WhatsApp poderão trocar mensagens de texto e voz, compartilhar imagens, vídeos e arquivos com usuários de outros aplicativos. Os primeiros compatíveis com a função são o BirdyChat e o Haiket.
- Os dois aplicativos não são populares em países como o Brasil, tendo mais atuação na Europa;
- Em nota, a Meta confirmou que a ferramenta estará disponível apenas para parceiros que utilizam criptografia de ponta a ponta (E2EE);
- Outra exigência para a interoperabilidade entre os apps de mensagens é a garantia da privacidade geral dos serviços;
- No próprio WhatsApp, será possível optar por ver as mensagens trocadas com apps de terceiros em uma aba separada ou na aba geral de mensagens;
- No anúncio, o WhatsApp cita que a novidade funcionará no Android e iOS, sem mencionar plataformas como Windows, macOS ou a própria versão web.
Um ponto importante é que, para usar a ferramenta, é preciso ter um número de WhatsApp registrado em países cobertos pela DMA. A mudança também é opcional: os chats de terceiros podem ser ativados ou desativados sempre que o usuário quiser.
Vai chegar em outros países?
Essa atualização no funcionamento do WhatsApp é exclusiva para países da Europa. Até o momento, a Meta não compartilhou detalhes sobre se a novidade também chegará a mais países.
No bloco europeu, os usuários do WhatsApp verão uma notificação na aba de “Configurações” destacando a ferramenta. É por lá que eles poderão ativar ou desativar os chats com apps terceiros — isso deverá acontecer de forma gradual “nos próximos meses”.