O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) um novo recurso na aba de Atualizações: anúncios. Agora, os usuários poderão se inscrever em canais promovidos de acordo com seu interesse e encontrar anunciantes diretamente na aba de status, a partir de recomendações personalizadas.
Em comunicado, o aplicativo mensageiro deixou claro que a recomendação funcionará a partir da coleta de dados limitados de usuários. Veja como funciona abaixo.

WhatsApp terá anúncios e canais promovidos
A novidade fica na aba de Atualizações do WhatsApp, onde é possível encontrar os status dos contatos, canais que um usuário segue e sugestões de canais para seguir.
Segundo a companhia, essa aba já é usada por 1,5 bilhão de pessoas todos os dias, o que a motivou a ajudar organizações e outras empresas a crescer dentro do aplicativo.
O WhatsApp está adicionando três formas de anunciar e promover marcas no app. Veja:
- Assinatura de canais: a modalidade permite que usuários assinem seus canais preferidos para receber atualizações exclusivas;
- Canais promovidos: o próprio app do WhatsApp vai ajudar o usuário a encontrar canais que possam ser do seu interesse. Isso só vai acontecer quando a pessoa estiver procurando opções dentro do guia de canais, que já existe atualmente, e vai usar dados pessoais (falaremos mais abaixo);
- Anúncios no status: empresas poderão anunciar nos status. Já os usuários poderão iniciar uma conversa a partir das atualizações nesse canal.
we’re making some additions to the Updates tab, home to Status and Channels and a separate space from your personal chats. here’s what’s coming 👇
Channel Subscriptions 🤩 get access to exclusive updates from your favorite channels on WhatsApp, all while supporting the creators…
— WhatsApp (@WhatsApp) June 16, 2025
O que muda no dia a dia dos usuários?
Os três recursos ficarão na aba de Atualizações.
Se você usa o WhatsApp somente para conversar com seus contatos, na aba “Conversas”, ou fazer ligações, não precisará se preocupar. Os anúncios não vão invadir outras páginas do aplicativo e nada muda.
Segundo a empresa, a intenção da novidade é justamente não interferir nas conversas dos usuários. Usa quem quer.

WhatsApp vai usar dados de usuários para fazer recomendações
O WhatsApp revelou que vai usar “dados limitados” para promover os canais que possam ser de interesse do usuário e mostrar anúncios nos status. Sao eles: país ou cidade, idioma, canais que você já segue e a forma como você interage com os anúncios recomendados.
Para pessoas que tenham o mensageiro adicionado à Central de Contas da Meta, dados referentes às preferências de anúncios e de outras contas da Meta também serão utilizados.
Leia mais:
- 10 truques escondidos no WhatsApp que você deveria aprender
- WhatsApp: IA vai resumir mensagens não lidas
- Meta pode ter que pagar R$ 10 mil a milhões de brasileiros; entenda
No entanto, de acordo com a empresa, números de telefone nunca serão compartilhados com os anunciantes, e nem conversas pessoais, ligações e informações de grupos que você participa serão utilizados para coletar dados.
O post WhatsApp agora terá anúncios; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.