O WhatsApp está implementando um novo recurso de segurança para proteger seus usuários contra golpes e contatos indesejados. A partir de agora, a plataforma exibe um alerta especial quando alguém que não está na sua lista de contatos adiciona você em um grupo ou envia uma mensagem pela primeira vez. Essa medida visa oferecer mais controle e informações aos usuários, permitindo que eles tomem decisões mais seguras antes de interagir.
O novo aviso é detalhado e informativo. Ele informa que o contato não é seu amigo quando o grupo foi criado e, além disso, oferece dicas para evitar golpes. O alerta ainda permite que você escolha entre “Ver conversa” e “Sair do grupo”, facilitando o gerenciamento. Enquanto você decide, as notificações do grupo permanecem silenciadas, garantindo que você não seja perturbado por mensagens desconhecidas.
WhatsApp combate golpes com atualizações
A iniciativa de segurança do WhatsApp vem em um momento de intensos esforços para combater fraudes. No primeiro semestre de 2025, o aplicativo derrubou mais de 6,8 milhões de contas ligadas a centrais de golpes virtuais. Essas contas estavam envolvidas em esquemas como oportunidades falsas de criptomoedas e pirâmides financeiras, mostrando o quão sério é o problema do crime virtual.
A plataforma também revelou que muitas dessas operações fraudulentas são organizadas pelo crime organizado do Sudeste Asiático, que utilizam trabalho forçado para executar os golpes. Eles costumam realizar diversas campanhas simultaneamente, e a estratégia é atrair a vítima para um suposto investimento que promete lucros altos, mas que, na verdade, exige que a pessoa pague valores para receber o dinheiro, uma tática clássica de golpe.
Para se proteger, o WhatsApp reforça a importância de sempre duvidar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. O aplicativo aconselha os usuários a confirmar a identidade de qualquer pessoa que afirme ser um familiar ou amigo por meio de uma ligação, ou conversa presencial.
A plataforma destaca que os criminosos usam várias redes sociais e aplicativos para espalhar os golpes, fragmentando o ataque para dificultar a detecção por parte dos serviços de segurança.