Conforme reportado pelo Olhar Digital, usuários do WhatsApp usaram as redes sociais para registrar que suas contas foram bloqueadas do aplicativo por suspeita de spam, mas aparentemente sem motivo. O problema começou na sexta-feira (7) e segue acontecendo nesta semana.
Em resposta ao Olhar Digital, a Meta disse que não irá comentar o caso.
Bloqueio de contas no WhatsApp segue acontecendo
Os relatos começaram na sexta-feira passada (7 de novembro).
No dia, uma usuária postou uma reprodução de tela do WhatsApp dizendo que a conta não poderia mais usar o serviço por “envio de spam”. Nos comentários, ela respondeu que o aplicativo voltou a funcionar na noite do dia seguinte.
Os relatos continuaram ao longo do final de semana. Os usuários se queixam de terem sido bloqueados após enviar fotos para contatos pessoais ou mandar mensagens para números que não estavam salvos, o que não necessariamente configura violação dentro do aplicativo.
As reclamações continuaram nesta semana. Na terça-feira (11), uma usuária do X publicou que teve sua conta bloqueada por suspeita de spam e que, após pedir uma análise do caso, recebeu uma resposta de que o número seria bloqueado definitivamente.
Nos comentários, outros internautas relataram que o mesmo também aconteceu com eles.
O @WhatsApp bloqueou a minha conta hoje alegando suspeita de spam. Pedi que fizessem uma análise do meu caso porque foi claramente um erro e acabo de receber a resposta de que meu número está bloqueado definitivamente. O que posso fazer agora além de sentar e chorar? pic.twitter.com/8UzeUtif79
— Maira Moraes (@maira_moraes) November 11, 2025
As queixas não foram apenas no Brasil. Um usuário de Bogotá, na Colômbia, relatou que teve sua conta suspensa após mandar mensagem para seus contatos pessoais. E que, ao pedir uma análise do caso, o WhatsApp alegava erro.
@WhatsApp recibí un baneo injustificado a mi cuenta personal, por spam cuando solo hablo con mis contactos personales, y trato de contactar con ustedes mediante su página web en el apartado de contactarnos y no sirve aparece un error.
Que Basura! pic.twitter.com/yaR5osH2cs
— Juan Sebastian Torres Hernandez (@TORJUANZ3) November 11, 2025
O X também registrou queixas de usuários nesta quinta-feira (13). Um internauta da Índia publicou que teve o mesmo problema, mesmo usando o WhatsApp com muito “cuidado e responsabilidade”.
@WhatsApp dear support team my WhatsApp faced issue this account can no longer issue WhatsApp due too spam spam plz resolve this I think this is tecnicle isse i use whatsapp very care fully and responsibly
Name hitesh Kumar
Number 9772238897 pic.twitter.com/MWSc3nqA5C— Hitesh Rajpurohit (@Hitzzz1008) November 13, 2025
Meta não se pronunciou sobre o caso
O Olhar Digital entrou em contato com a Meta, responsável pelo WhatsApp, na terça-feira (11).
Nesta quinta-feira (13), a empresa respondeu que não irá comentar o caso.
Spam no WhatsApp
Spam é uma mensagem não solicitada enviada em massa para vários usuários. Aplicativos como o WhatsApp tentam impedir esse tipo de comunicação.
Veja o que diz a política do aplicativo sobre spams:
- O WhatsApp escreve que pode banir contas em casos de atividades que violam os Termos de Serviço, como aquelas que enviam spam, aplicam golpes ou colocam a segurança de outros usuários em risco;
- O aplicativo diz que, caso um usuário tenha sido banido por engano, pode pedir uma análise por parte da empresa;
- Quando a análise for concluída, o WhatsApp entra em contato no próprio aplicativo informando a decisão.
O post WhatsApp bloqueado: usuários ainda reclamam; Meta diz que não vai comentar apareceu primeiro em Olhar Digital.