Usuários do WhatsApp usaram as redes sociais para reclamar que suas contas estão sendo bloqueadas do aplicativo por suspeita de spam, aparentemente sem motivo.
As queixas estão em português, espanhol e inglês, indicando que o problema parece não acontecer só no Brasil.
WhatsApp bloqueou contas por suspeita de spam
Os relatos começaram na sexta-feira passada (7).
No dia, uma usuária postou uma reprodução de tela do WhatsApp dizendo que a conta não poderia mais usar o serviço por “envio de spam”. Nos comentários, ela respondeu que o aplicativo voltou a funcionar na noite do dia seguinte.
Outros usuários comentaram a publicação dizendo que passaram pelo mesmo problema. Um deles, do México, relatou que teve a conta suspensa por spam após enviar uma mensagem para um número que não estava em sua lista de contatos.
O meu whatsapp bloqueado por spam, o que ta acontecendo com essa plataforma!?!?! Preciso com urgência recuperar ele pic.twitter.com/Yjin5Wgo2F
— LidiAne (@diane_lii) November 7, 2025
Os relatos continuaram ao longo do final de semana até esta terça-feira. Usuários publicaram no X que tiveram suas contas pessoais bloqueadas aparentemente sem motivo, após enviar fotos para contatos pessoais ou mandar mensagens para números que não estavam salvos.
Em alguns casos, a conta foi restaurada depois de algum tempo. Alguns dos usuários tiveram que reconfigurar o perfil do zero.
As reclamações não são apenas no Brasil. Na rede social, há usuários publicando histórias semelhantes em inglês e espanhol.
Veja os relatos:
Vei o WhatsApp simplesmente me baniu da minha conta por spam, pq fui enviar meu documento pra clincia tipo???? Na hora da consulta. Que loucura é essa??? @WhatsApp pic.twitter.com/ttGn0zww0U
— ana (@omgkce) November 7, 2025
@WhatsApp hey, please fix how you evaluate your actions on how an account is temporarily suspended. My personal number whatsapp says I cannot send messages due to spam. pic.twitter.com/WIJDYjS1YE
— Manoj Vijay (@post_manoj) November 11, 2025
Mandé una foto a dos personas y al toque @WhatsApp me suspendió la cuenta por spam 😐 Veo que hay varios reportes de lo mismo en el último día.
Hasta tanto solucionen, por paloma mensajera cualca.. pic.twitter.com/AUNcB4DJxJ
— Diego Petruszynski (@petrugenio) November 10, 2025
O @WhatsApp bloqueou minha conta pessoal por envio de spam. O que evidentemente é impossível e um absurdo.
Tudo isso sem contar os inúmeros danos que já começa a me causar, uma vez que ele é meu principal meio de comunicação.— Dionísio Luigi (@berrettaluigi) November 8, 2025
WhatsApp me bloqueou do absolutamente nada!!!
É até vergonhoso e me sinto ofendido por ter sido bloqueado alegando que passei spam..
Eu tenho no máximo 5 grupos e respondo apenas 2. Tenho meu número há anos!!!@WhatsApp @wha pic.twitter.com/a1FipdryAG
— Rubinho! (@rubinhodev) November 10, 2025
O número de reclamações no Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, está em alta desde ontem. Por volta das 9h50 (horário de Brasília) desta terça-feira, eram mais de 50 queixas.
O principal motivo dos registros é por problemas no aplicativo móvel (52%), seguido de website (34%) e recebimento de mensagens (15%).
O que diz a Meta?
O Olhar Digital entrou em contato com a Meta, big tech responsável pelo WhatsApp, para entender a origem do problema. A nota será atualizada com o retorno.
Spam no WhatsApp
Spam é uma mensagem não solicitada enviada em massa para vários usuários. Aplicativos como o WhatsApp tentam impedir esse tipo de comunicação.
Veja o que diz a política do aplicativo sobre spams:
- O WhatsApp escreve que pode banir contas em casos de atividades que violam os Termos de Serviço, como aquelas que enviam spam, aplicam golpes ou colocam a segurança de outros usuários em risco;
- O aplicativo diz que, caso um usuário tenha sido banido por engano, pode pedir uma análise por parte da empresa;
- Quando a análise for concluída, o WhatsApp entra em contato no próprio aplicativo informando a decisão.
O post WhatsApp bloqueia contas de usuários por suspeita de spam apareceu primeiro em Olhar Digital.