O WhatsApp vai adotar os novos nomes de usuário em 2026, confirmou a empresa em uma atualização recente. A informação foi compartilhada com parceiros corporativos que usam a API da plataforma.
Os nomes de usuário vão funcionar em conjunto com os números de telefone para identificar usuários únicos do WhatsApp. A mudança, desenvolvida há cerca de dois anos, é uma das mais complexas da história do mensageiro, pois altera princípios fundamentais do aplicativo, mas sem interromper o funcionamento para milhões de usuários em todo o mundo.
- Leia mais: WhatsApp lança app próprio para Apple Watch
Em um e-mail encaminhado para empresas, o WhatsApp detalhou como esses parceiros devem se preparar para a transição de identificadores. “Você precisará seguir algumas etapas para garantir o suporte aos consumidores que optarem por usar nomes de usuário. Empresas precisam estar prontas até junho de 2026, e compartilhamos essa atualização para permitir que vocês se preparem”, descreve o comunicado.
A plataforma recomenda que companhias comecem a atualizar seus sistemas de envio e recebimento de mensagens que dependem de números de telefone. Essa migração será necessária para manter as ferramentas funcionando quando o novo formato de identificação entrar em vigor.
Qual a vantagem da adoção de nomes de usuário?
Ao trazer a opção de usar números de telefone ou nomes de usuário, o WhatsApp se iguala a plataformas rivais, como o Telegram. A novidade, porém, traz benefícios tanto para o serviço quanto para os usuários:
- Nomes de usuário serão universais, independentes do país;
- Usuários ganham mais privacidade, já que não precisarão obrigatoriamente compartilhar o próprio número para se comunicar no aplicativo;
- O uso de um nome de usuário será opcional dentro da plataforma de mensagens;
- Empresas poderão ser encontradas com mais facilidade, usando nomes próprios e verificados.
Outros mensageiros, como Telegram e Signal, já utilizam o nome de usuário como principal identificador, o que facilita a comunicação e reduz a exposição de dados pessoais.
Migração acontecerá de forma gradual
Dada a complexidade da migração, o WhatsApp prepara um processo gradual para a adoção do novo padrão. Uma das etapas previstas é a reserva do nome de usuário preferido, recurso que já foi encontrado em versões de testes do aplicativo.
Assim, o mensageiro mais popular do mundo se prepara para uma das maiores mudanças da sua história — uma transição que promete redefinir a forma como as pessoas se conectam dentro do ecossistema Meta.
Quer ficar por dentro das próximas mudanças no WhatsApp e em outros apps populares? Acompanhe o TecMundo para não perder nenhuma atualização sobre tecnologia e privacidade digital.