A Meta anunciou nesta terça-feira (27) um novo recurso de cibersegurança para o WhatsApp. O mensageiro agora tem configurações rigorosas de conta para perfis que demandam ou acham necessário adicionar mais uma camada de proteção digital na plataforma.
A configuração personalizada é voltada para jornalistas, ativistas políticos ou figuras públicas que, além de golpes e fraudes convencionais, podem ser alvo também de “ataques cibernéticos raros e altamente sofisticados“.
É o caso de ferramentas de espionagem nos moldes do Pegasus, capaz de rastrear e até ler mensagens trocadas pelo aparelho a partir de mecanismos poderosos e de difícil identificação. A Meta prometeu o lançamento das configurações rigorosas de conta a partir “das próximas semanas” para os usuários.
O sistema operacional Android em breve terá um mecanismo parecido, que até mostra a você se o smartphone foi hackeado por meio de uma dessas técnicas.
Como funciona o novo modo seguro do WhatsApp
As configurações rigorosas da conta elevam o seu perfil a um nível máximo de restrição e podem gerar algumas limitações no uso do mensageiro, além de reduzir a qualidade de chamadas. Por isso, o modo de uso fica desligado por padrão e só é ativado caso o usuário faça o procedimento manualmente.
Esse conjunto de medidas inclui limitações como:
- Anexos e mídias não podem ser enviados por quem não está na sua lista de contatos;
- Apenas os seus contatos podem adicionar você a grupos ou realizar chamadas;
- A prévia de links fica totalmente desabilitada;
- Configurar uma verificação de dois fatores vira obrigatório, como um PIN;
- Outras modificações na privacidade e na forma com que o WhatsApp lida com os seus dados.
Para ativar a segurança aprimorada do WhatsApp na sua conta, vá em Configurações > Privacidade > Configurações avançadas. Lá, toque em “Configurações rigorosas da conta” e ative o recurso, caso ele já esteja disponível.
Os mecanismos atuais de proteção do mensageiro, como a criptografia de ponta-a-ponta, já são válidos para todos os usuários da plataforma. O WhatsApp também implementou a linguagem de programação Rust para “ajudar a manter suas fotos, seus vídeos e suas mensagens seguras e protegidas contra spyware”.
Nas últimas semanas, o WhatsApp confirmou a chegada do modo “Raciocínio” da Meta AI. Além disso, o mensageiro está desenvolvendo uma versão paga por meio de assinatura e uma alteração visual que adiciona uma foto de capa no perfil.
Como usar o WhatsApp para editar fotos com a Meta AI? Confira aqui o passo a passo!