Home Variedade WhatsApp: novo recurso promete deixar conversas ainda mais seguras

WhatsApp: novo recurso promete deixar conversas ainda mais seguras

by Fesouza
5 minutes read

A Meta anunciou nesta terça-feira (29) um recurso que promete dar ainda mais privacidade às conversas no WhatsApp. Trata-se da ferramenta “Processamento Privado”, que permite que mensagens sejam lidas pela inteligência artificial sem que a big tech (ou o próprio WhatsApp) tenha acesso aos dados.

Se você é uma pessoa preocupada com a segurança das suas conversas, o aplicativo já conta com criptografia de ponta a ponta nas comunicações. Na prática, apenas as duas partes de um chat (ou mais, se for uma conversa em grupo) têm acesso àquilo que foi enviado.

No entanto, a Meta AI, inteligência artificial da empresa integrada ao WhatsApp, não funciona assim: ao conversar diretamente com a assistente ou acioná-la em um chat com terceiros, a companhia tem acesso às mensagens.

O Processamento Privado deve mudar isso.

WhatsApp: novo recurso promete deixar conversas ainda mais seguras
Com o Processamento Privado, nem a Meta nem o WhatsApp têm acesso às mensagens (Imagem: Meta/Divulgação)

Equilíbrio entre privacidade e tecnologia no WhatsApp

Como explicamos, a Meta não tem acesso a mensagens ‘comuns’ no WhatsApp (por causa da criptografia), mas pode acessar os chats que usam o Meta AI. Não é exclusividade da big tech: todas as inteligências artificiais precisam de acesso aos dados para funcionar.

No caso do mensageiro, isso cria uma preocupação de segurança para alguns usuários, já que ou você mantém sua privacidade ou usa IA.

A empresa já tem alguns alternativas para driblar isso. Por exemplo, um recurso chamado “Privacidade Avançada da Conversa”, que impede que usuários usem o Meta AI dentro de um chat. Essa opção deve ser acionada manualmente. O Olhar Digital deu detalhes da ferramenta e ensinou como usá-la aqui.

O próximo passo para isso é o “Processamento Privado”, uma plataforma dedicada ao processamento de dados para tarefas relacionadas à IA, mas sem permitir que a Meta acesse as informações. Seria uma estrutura alternativa às inteligências artificiais atuais, uma espécie de meio termo entre privacidade e a tecnologia.

meta
Atualmente, Meta AI acessa dados de usuários no WhatsApp (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

A própria Meta explicou:

Em outras palavras, o Processamento Privado permitirá que os usuários utilizem recursos avançados de IA, preservando a promessa fundamental de privacidade do WhatsApp, garantindo que ninguém, exceto você e as pessoas com quem você está falando, possa acessar ou compartilhar suas mensagens pessoais, nem mesmo o Meta ou o WhatsApp. 

Meta, em comunicado

Segundo o site Wired, para chegar nisso, a empresa aposta em um hardware especial que isola dados sensíveis em um “Ambiente de Execução Confiável”, uma área restrita e bloqueada dentro do processador. Além disso, o sistema é construído para reter os dados processados pelo menor tempo possível e enviar alertas caso alguma adulteração seja detectada.

Quando o recurso estará disponível?

  • De acordo com o Wired, o WhatsApp já estaria solicitando componentes de sistemas de terceiros para viabilizar essa alternativa de privacidade;
  • Já segundo a Meta, o Processamento Privado começará a ser disponibilizado nas próximas semanas;
  • A big tech ainda afirma que, no futuro, quer tornar essa tecnologia de código aberto, facilitando que outros desenvolvedores possam replicá-la.
WhatsApp desativado temporariamente
Recurso deve chegar nas próximas semanas (Imagem: Ink Drop/Shutterstock)

Especialistas temem pela privacidade no WhatsApp

A proposta parece boa, certo? Especialistas têm ressalvas.

A avaliação inicial de pesquisadores consultados pelo Wired diz que o sistema, apesar de parecer positivo, pode prejudicar o WhatsApp como um todo. Isso porque, de acordo com Chris Rohlf, diretor de engenharia de segurança da Meta, o aplicativo de mensagens é bastante analisado por outros estudiosos, o que torna seu sistema de segurança bem compreendido.

Leia mais:

Outro ponto é que, mesmo que a Meta não consiga acessar os dados, eles seriam enviados para servidores externos, sujeitos a violações.

O post WhatsApp: novo recurso promete deixar conversas ainda mais seguras apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment