O WhatsApp pode estar mais perto de oferecer uma opção paga para usuários que preferem navegar sem anúncios. De acordo com informações obtidas pelo site Android Authority a partir de testes recentes no aplicativo, a Meta estaria avaliando a implementação de um plano de assinatura sem publicidade voltado especificamente para as áreas de Status e Canais.
A possibilidade surge após a empresa iniciar, no ano passado, a exibição de anúncios nessas seções da plataforma. A medida gerou reação de parte dos usuários, mas a Meta manteve a estratégia e, agora, sinais encontrados no código de uma nova versão do app indicam que a empresa pode criar uma alternativa paga para quem deseja evitar esse tipo de conteúdo.
Indícios no código apontam para assinatura sem anúncios
As informações foram identificadas na versão 2.26.3.9 do WhatsApp, que trouxe referências diretas a um modelo de assinatura capaz de remover anúncios do Status e dos Canais. Entre os trechos localizados, há mensagens que mencionam a possibilidade de revisar o valor mensal de uma assinatura para continuar usando essas áreas sem publicidade ou optar por mantê-las gratuitamente, com anúncios.
Além das strings de texto no código, o aplicativo chegou a exibir uma tela informativa relacionada ao cancelamento desse tipo de assinatura. A mensagem orienta o usuário a gerenciar a assinatura pela Play Store e destaca que, após a alteração, pode levar alguns minutos para que as preferências de anúncios sejam atualizadas no sistema.
Leia mais:
- Faz Pix pelo WhatsApp? 3 configurações obrigatórias para blindar seu celular de golpes
- 6 coisas que seus pais ou avós fazem no WhatsApp (e você vai se identificar!)
- Como saber se estão espionando seu WhatsApp com um spyware
Funcionamento e disponibilidade ainda são incertos
Apesar dos indícios, ainda não há detalhes claros sobre quanto custaria a assinatura nem como exatamente o serviço seria implementado para o público em geral. Também permanece a dúvida sobre a abrangência geográfica da oferta, já que a Meta limita planos semelhantes no Facebook e no Instagram a alguns países.
Até o momento, não há menção explícita a restrições regionais nos trechos encontrados no WhatsApp. Ainda assim, a experiência em outras plataformas da empresa sugere que o modelo pode não ser liberado globalmente de forma imediata.
Novas atualizações do aplicativo devem ajudar a esclarecer os próximos passos da Meta em relação ao plano pago sem anúncios no WhatsApp, à medida que mais elementos do recurso sejam testados ou liberados para usuários em diferentes mercados.
O post WhatsApp pode ganhar plano pago, diz site apareceu primeiro em Olhar Digital.