O WhatsApp está desenvolvendo uma funcionalidade que permitirá conversar com pessoas que não possuem uma conta no aplicativo. A novidade foi descoberta em uma versão de testes do mensageiro.
Segundo o site WABetaInfo, o recurso chamado “Guest Chat” (ou “Conversa com convidado”, em tradução livre) permitirá interações com perfis temporários criados especificamente para usuários sem conta no WhatsApp.
O indício mais recente da funcionalidade foi uma mensagem exibida na versão de testes: “É impossível enviar mídia. Anexos não são suportados em conversas com convidados”. A frase foi encontrada na versão 2.24.6.2 do WhatsApp Beta para Android.

Essa solução parece atender às exigências da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, que obriga plataformas dominantes a permitir interoperabilidade com outros serviços. No entanto, o Guest Chat vai além: funcionará como um sistema nativo do próprio WhatsApp para permitir a comunicação com usuários de fora de qualquer plataforma.
Como funciona o Guest Chat?
O Guest Chat será uma sala de bate-papo temporária, gerenciada pelo WhatsApp. A conversa será iniciada a partir de um link enviado por um usuário registrado na plataforma. Esse link poderá ser compartilhado por SMS, e-mail ou outro mensageiro.
O processo será o seguinte:
- O usuário do WhatsApp tenta iniciar uma conversa com alguém que não possui conta no app;
- O sistema oferece a opção de iniciar um Guest Chat;
- Um link exclusivo será gerado e compartilhado para dar acesso à conversa.
No entanto, há limitações importantes: os Guest Chats não permitem o envio de mídias (fotos, vídeos, áudios ou GIFs), não suportam chamadas de voz ou vídeo e são restritos a conversas individuais — ou seja, não é possível adicionar o convidado a grupos.
Segurança e criptografia garantidas
Apesar de temporários, os Guest Chats contarão com criptografia de ponta a ponta, garantindo a privacidade das mensagens. A estrutura de segurança deve utilizar uma abordagem semelhante à do WhatsApp Web, baseada em tecnologia de páginas web.
Por enquanto, o recurso ainda está em desenvolvimento e não há previsão de lançamento ou confirmação de disponibilidade global.
Quer saber mais sobre os recursos em testes e tudo o que chega em breve no WhatsApp? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do universo da tecnologia e da comunicação digital.