As contas do WhatsApp em breve poderão ser protegidas por senha. A novidade foi descoberta pelo site WABetaInfo nesta quarta-feira (18), ao analisar a versão 2.26.7.8 do aplicativo disponível em versão Beta no Android.
A nova senha funcionará como complemento opcional à confirmação em duas etapas já disponível no serviço. Com o mecanismo ativado, será necessário informar a senha correta no momento do cadastro em um novo dispositivo, mesmo que o usuário tenha em mãos o código de verificação enviado por SMS.
Assim como em outras plataformas, a senha do WhatsApp poderá ser composta por letras e números, mas deverá seguir critérios específicos:
- A sequência deve ter entre seis e 20 caracteres;
- Deve conter pelo menos 1 número;
- Deve conter pelo menos 1 letra.
No momento da criação, o aplicativo exibirá um indicador de força da senha com base na combinação de elementos, como letras maiúsculas, números e símbolos. Apenas sequências consideradas fortes poderão ser utilizadas.
Mais uma camada de segurança
Atualmente, o WhatsApp oferece proteção adicional por meio da “Confirmação em duas etapas”, que permite definir um PIN de seis dígitos para dificultar acessos não autorizados.
A nova senha em desenvolvimento amplia esse mecanismo. Com a implementação completa, o login em um novo aparelho deverá exigir o número de telefone, o código de confirmação e a senha personalizada.
A existência dessa credencial extra ganha ainda mais relevância diante dos planos de suporte a nomes de usuário. Os identificadores únicos devem reduzir a necessidade de compartilhar o número de telefone para adicionar contatos ou participar de grupos, mas também exigem reforços adicionais na segurança da conta.
Sem previsão de lançamento
Por enquanto, não há previsão de lançamento para a proteção por senha. A funcionalidade foi encontrada apenas em desenvolvimento e ainda não está disponível nem mesmo para testadores da versão beta.
Para acompanhar todas as novidades do WhatsApp e os próximos recursos em teste no aplicativo, siga o TecMundo no site e nas redes sociais.