WhatsApp vai permitir usar o mesmo nome de usuário do Instagram e Facebook

O WhatsApp está prestes a passar por uma das maiores transformações de sua história. Segundo informações do site WABetaInfo, o mensageiro vai permitir que os usuários utilizem o mesmo nome de usuário do Instagram e do Facebook — uma novidade que deve integrar ainda mais o ecossistema da Meta.

O recurso foi encontrado na versão de testes 2.25.34.3 do app para Android e deve ser liberado em algum momento de 2026 para usuários finais. A função permitirá reservar seu nome de usuário com antecedência, garantindo que você possa utilizar o mesmo identificador das outras plataformas da empresa.

O WhatsApp vai permitir reservar seu próprio nome de usuário de outra rede da Meta. (Fonte: WABetaInfo/Reprodução)

A etapa inicial da implementação dos novos identificadores será justamente a reserva de nomes de usuário. Nela, cada pessoa poderá escolher seu identificador antes que o recurso entre em funcionamento oficialmente.

Caso queira usar o mesmo nome do Instagram ou Facebook, será necessário confirmar a propriedade da conta correspondente por meio da Central de Contas. Se você está com seu cadastro em dia, suas demais contas da Meta devem estar devidamente centralizadas na plataforma.

O processo deve garantir que nomes de usuários já associados a perfis da Meta permaneçam protegidos, evitando disputas e confusões na hora da integração.

Nomes de usuário aprimoram privacidade

Até hoje, a identificação de perfis no WhatsApp sempre dependeu do número de telefone — uma escolha prática, mas que traz limitações importantes, especialmente em termos de privacidade. Com o novo sistema, usuários poderão compartilhar apenas o nome de usuário, mantendo o número de telefone oculto para quem desejarem.

A medida também deve fortalecer a segurança contra golpes e fraudes. Uma das vantagens mais notáveis é a redução de casos de clonagem de chips, usados em ataques para sequestrar contas. Ao depender menos do número de telefone, o WhatsApp se torna mais resistente a esse tipo de crime digital.

Por enquanto, ainda não há data exata para a estreia oficial dos nomes de usuário. Contudo, a plataforma revelou para parceiros comerciais que a implementação acontecerá em meados de 2026.

Quer acompanhar as próximas atualizações do WhatsApp e as novidades da Meta? Continue de olho no TecMundo e fique por dentro de tudo que envolve tecnologia, segurança digital e redes sociais.

Related posts

Produtos com o menor preço do ano na Shopee: controle Xbox, fone JBl, robô aspirador a mais

Ator de Mr. Bean está de volta em série de Natal da Netflix! Conheça Homem x Bebê

WhatsApp pode ser enquadrado na Lei de Serviços Digitais da EU