Wi-Fi 7: como aproveitar a nova tecnologia que te coloca no futuro da comunicação sem fio

Apesar de bastante popularizada, a tecnologia Wi-Fi ainda pode parecer um mistério para muita gente. E, para explicar como a rede sem fio funciona, é possível exemplificar usando uma ferramenta ainda mais antiga. 

Ao contratar um plano de internet, a operadora instala na sua casa um roteador (guarde esse nome). De certa forma, ele funciona como uma grande antena de rádio, propagando via ondas um sinal em frequências que os seus dispositivos conseguem captar. 

E, enquanto as ondas sonoras das antenas de estações de rádio se transformam em músicas no som do seu carro, as do roteador são transformadas em dados pelo seu celular, tablet, notebook, o que te possibilita acessar a internet. 

Agora que você já sabe como funciona a internet sem fio, vamos dar mais um passo: já ouviu falar do Wi-Fi 7? Ele é a próxima geração de conectividade wireless e promete nos colocar no futuro da comunicação! 

Atualmente, muita gente utiliza o Wi-Fi 6, mas o Wi-Fi 7 já tem equipamentos disponíveis para deixar a nossa navegação mais rápida e confiável. Confira, a seguir, mais detalhes! 

Quais os benefícios do Wi-Fi 6?   

O Wi-Fi 6 (também conhecido como IEEE 802.11ax) está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. A tecnologia foi desenvolvida pensando no cenário de casas inteligentes, onde, além de computadores e celulares, dispositivos smart como tomadas, lâmpadas, televisores e até geladeiras e máquinas de lavar estarão conectados à rede

Esse padrão atual entrega uma internet de cerca de 9,6 Gbps, permite a conexão de até 200 aparelhos simultâneos na mesma rede, tem um forte protocolo de segurança WPA3 e mais. 

Com um grande potencial de adoção nas residências e empreendimentos corporativos, o Wi-Fi 6 depende de bons equipamentos.  

Lembra do roteador que nós citamos lá no começo do texto? Então, ele é uma das ferramentas necessárias para utilizar esse tipo de conexão sem fio. 

Um excelente modelo com conectividade do Wi-Fi 6 é o Predator Connect W6x, da Acer. Ele tem velocidade de até 6.000 Mbps, seis antenas omnidirecionais de alto ganho que ampliam o sinal pela casa, é compatível com Windows 10, 11, Chrome OS, Mac OS, Linux, Android e Apple iOS e muito mais. 

Qual a diferença entre Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7? 

Como tudo o que é bom pode se tornar ótimo, o mercado brasileiro já possui a opção do chamado Wi-Fi 7. Apresentado nos últimos anos, ele é a melhor ferramenta de conexão sem fio da atualidade. 

Conhecido como IEEE 802.11be, a nova solução chega a velocidades 4 vezes maiores que o Wi-Fi 6 (até 46 Gbps), será compatível com o futuro protocolo de segurança WPA4 e muito mais. 

Para traduzir tecnicamente tudo o que foi dito, com o Wi-Fi 7 você terá os seguintes benefícios: 

  • Fim dos travamentos nas reuniões online: o padrão Wi-Fi 7 tem uma velocidade de conexão tão alta que permite o uso simultâneo em várias tarefas, garantindo que você faça sua reunião de trabalho enquanto o seu filho joga videogame na sala; 
  • Streaming na qualidade máxima: o Wi-Fi 7 é excelente para famílias que gostam de filmes. No cenário em que os diferentes integrantes pretendem ver gêneros diferentes, a nova conexão permite o streaming em 8K na televisão da sala, no notebook do quarto e em um tablet na cozinha
  • Latência baixa nos games: quem gosta de jogar online sabe que latência é um assunto sério. Milissegundos podem fazer a diferença entre matar e morrer em um título de tiro em primeira pessoa, como Counter-Strike ou Fortnite. Portanto, para esses usos, o Wi-Fi 7 é o ideal, já que oferece respostas instantâneas até mesmo em games rodando na nuvem; 
  • Upload de arquivos grandes em segundos: estudantes ou até trabalhadores do ramo do design costumeiramente acabam tendo que fazer upload de arquivos imensos na nuvem. Com a velocidade de até 46 Gbps, o Wi-Fi 7 permite subir dados e pastas de 2 GB em pouquíssimos segundos; 
  • Conexão com centenas de dispositivos smart: os testes em laboratório apontam que o Wi-Fi 7 pode se conectar com até 500 aparelhos simultâneos. É praticamente impossível que uma única residência tenha essa quantidade de aparelhos smart; contudo, a solução é ótima para condomínios ou prédios, por exemplo. Além disso, a tendência é que cada vez mais eletrodomésticos ganhem versões smart. Ou seja, o Wi-Fi 7 já está preparado para esse breve futuro

Como eu posso utilizar o Wi-Fi 7? 

Após descobrir uma fração dos benefícios do Wi-Fi 7, nós vamos te contar como usufruir de toda essa tecnologia! A rede wireless também precisa de roteadores próprios para isso. 

O equipamento, como explicamos, transforma os dados que recebe via fibra óptica, por exemplo, em ondas que ultrapassam paredes e móveis e chegam até seus dispositivos.  

Só que, para conseguir entender o Wi-Fi 7, o roteador precisa ser especial. Para aproveitar a internet em altíssima velocidade, com baixa latência e muito alcance de sinal, você precisa ter roteadores como o Predator Connect T7, da Acer! 

O Predator Connect T7 tem memória RAM de 1 GB LPDDR4 (que significa capacidade de realizar várias tarefas sem lentidão), largura de banda de 320 MHz (consegue transportar o dobro de dados do que um roteador de Wi-Fi 6)  e velocidade de 6 GHz (os roteadores tradicionais atuam somente nas frequências de 5 GHz e 2,4 GHz). 

 Os donos de um roteador Predator Connect T7 ainda conseguem benefícios como utilizar o aparelho em dispositivos Windows 10, 11, macOS, Android e iOS, um app específico para configurar o aparelho e muito mais! 

Ficou curioso e quer saber mais sobre o Predator Connect T7? Acesse o site oficial da Acer e aproveite para conhecer também outros modelos de roteador, como o Predator Connect W6X! 

 

 

Related posts

8 jogos do Xbox Game Pass para jogar na TV ou na nuvem

Existe diferença entre nevoeiro, neblina e névoa?

É real ou IA? Plataformas estão “confundindo” vídeos