Em uma postagem em seu blog na segunda-feira (10), a Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos que hospeda a Wikipédia, pediu que as empresas de inteligência artificial (IA) deixem de utilizar dados de seus sistemas para treinar modelos de IA e passem a pagar pelo uso de sua Interface de Programação de Aplicativos (API).
A fundação diz que as empresas de IA têm a necessidade de utilizar informações de alta qualidade, selecionadas por humanos, para que seus modelos continuem funcionando bem. Além disso, a Wikipédia precisa de um grande valor em dinheiro para se manter, mesmo sendo o sétimo site mais visitado do mundo, segundo informações do Semrush.
Para se ter uma ideia, segundo uma auditoria da Fundação Wikimedia, no ano fiscal de 2023-2024, o custo foi de US$ 179 milhões (R$ 943,81 milhões). Para a sua sobrevivência, o site recebe doações, não estando vinculado a publicidade.
Leia mais:
- Guerra fria da inteligência artificial intensifica disputa entre EUA e China
- Microsoft descobre falha em IA que pode expor temas de conversas criptografadas
- Anthropic se destaca no mercado de IA e promete lucro antes da OpenAI

Inteligência artificial vem mudando hábitos de pesquisa das pessoas
Com a ascensão do uso de inteligência artificial, as pessoas estão deixando de pesquisar assuntos na Wikipédia e passando a fazê-lo diretamente nas ferramentas de IA. Esse cenário traz um problema para a Wikipédia: a possibilidade da redução de doações, já que menos pessoas verão os pedidos de doação no topo da página e, consequentemente, o site poderá perder dinheiro.
Vendo esse cenário, a Wikimedia está pedindo para que as empresas de IA paguem para utilizar a sua API Enterprise, pois o serviço vai possibilitar o uso do “conteúdo da Wikipédia em grande escala e de forma sustentável, sem sobrecarregar severamente os servidores da Wikipédia, além de possibilitar que elas apoiem nossa missão sem fins lucrativos”.
Empresas de IA vêm sendo pressionadas em relação ao uso de dados online

O pedido da Wikimedia vem justamente em um momento no qual criadores de conteúdo estão cobrando as empresas de IA pelo uso de dados online sem autorização ou pagamento.
O New York Times, a Penske e a News Corp, por exemplo, estão processando empresas de IA sob a alegação de que elas violaram direitos autorais.
O post Wikipédia pede que empresas de IA deixem de usar dados para treinamento de modelos e paguem por isso apareceu primeiro em Olhar Digital.
